Canavieiras
Kettlebell movimentou cidade e revelou talentos locais
Atletas de toda a Bahia em anavieiras

Crédito: Divulgação

A equipe da L3 Fun Training, de Salvador, faturou o maior número de medalhas do 1º Torneio Brutal de Kettlebell Sport de Canavieiras, realizado neste sábado (25), no sítio histórico da cidade, seguido dos atletas canavieirenses. Ao todo, 20 atletas participaram do torneio, número considerado expressivo para a primeira competição de Kettlebell Sport do interior da Bahia. O torneio teve início com a bateria entre os dois treinadores de destaque na Bahia nesse esporte, João Rosário (Brutal Strength and Conditioning) e Fábio Leal (L3 Training).

Segundo o organizador do evento, João Rosário, o torneio promovido em Canavieiras é o quarto realizado na Bahia (outros três aconteceram em Salvador, sendo um em 2015 e outros dois em 2016). De acordo com ele, a Bahia hoje se destaca na prática do esporte, com atletas de boa colocação no ranking nacional e ressalta que em setembro a capital baiana sediará uma etapa do GP mundial de kettlebell da WAKSC.

Esse,que foi o 1º Torneio de Kettebell do interior da Bahia, contou com a participação de 10 atletas de Salvador (8 da equipe L3 e dois do Priscila Beck Kettlebell Clube), 9 de Canavieiras (Leandro Alves Kettlebell Clube e Brutal) e uma de ouro para o Studio Bruno Ottoni, de Ilhéus). Um dado interessante foi a predominância das mulheres na competição: 16 mulheres e 4 homens.

Na classificação geral por equipes, os atletas da L3 faturaram 14 medalhas (10 ouros, 3 pratas, 1 bronze); a Brutal com 4 de ouro e uma de bronze, Priscila Beck Kettlebell Club, com 3 medalhas de ouro e uma de bronze e Leandro Alves Kettlebell Club levou 3 de ouro e duas de prata. Para João Rosário o destaque da competição ficou por conta dos atletas de Canavieiras, que iniciaram a prática do esporte há apenas seis meses e já obtiveram boas marcas.

Destaques - A atleta Fátima Regina, da equipe L3 Training, mereceu a atenção do público. Ela tem 56 anos e competiu em duas provas de 10 minutos e bateu dois recordes brasileiros da categoria, fazendo 101 repetições na prova Long Cycle, com dois kettlebells de 8 kg. Na prova Snatch com um kettlebell de 8 kg, atingiu 232 repetições, marcas expressivas para a sua categoria.

Patrícia Barros, da equipe L3 Training bateu o recorde brasileiro no snatch com  kettlebell de 12 kg, com 238 repetições. Rodrigo Lang, de Ilhéus, conquistou 1 medalha na prova Snatch 16 kg em 5 minutos. Essa foi a categoria e pódio mais disputado entre as cidades baianas, com Ilhéus ficando na primeira colocação, Salvador na segunda com o atleta Zeicon Costa, e o guarda civil municipal Tárcio Oliveira, de Canavieiras, na terceira.

Canavieiras - A bateria que mais empolgou o público foi a disputa entre a atleta canavieirense Joyce Araújo, conhecida pelas medalhas conquistadas nas artes marciais, que travou um duelo na prova snatch 8kg em 10 min com a atleta de Salvador Lara Guimarães. Na disputa por medalha na mesma prova, Poliana de Jesus, de Canavieiras, bateu a marca de 250 repetições, melhor marca do Brasil para o peso corporal, 58 kg, conquistando a 2º colocação. A 1º colocação ficou com Joyce Araújo, que fez 231 repetições, mas ganhou a prova por ser mais leve, 52 kg. O 3º lugar foi para Lara Guimarães.

Poliana e Joyce, assim como todos os atletas de Canavieiras que participaram da competição, treinam há apenas 6 meses e já são revelação no esporte. Poliana é treinada pelo professor canavieirense Leandro de Melo Alves; Joyce e Tárcio de Oliveira são treinados por João Rosário, da Brutal Strenght and Conditioning, na academia Guerreiros da Laje, comandada por Joyce.

No total, Joyce conquistou 2 medalhas de ouro, 1 no snatch 8kg em 10 min e 1 no long cycle 12 kg em 5 min. Ela foi a maior medalhista de Canavieiras por disputar e ganhar as 2 provas; os outros atletas da cidade disputaram apenas 1 prova. Na prova Jerk 5 min com kettlebell de 8kg, na qual a competidora levanta o kettlebell da altura do ombro até o alto da cabeça trocando de mão apenas uma vez, outro destaque foi a atleta canavieirense Maria Thereza Suzart, treinada Leandro Melo, fez a média de 19,2 repetições por minuto, com 94 repetições na prova.

O prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, que esteve presente no torneio, ressaltou que a Prefeitura apoia todos os esportes, pois como médico entende que é um aliado à saúde. Ele elogiou a qualidade dos competidores, especialmente os de Canavieiras, que conheceram o esporte há cerca de seis meses e disse que novos eventos deste tipo voltarão a ser realizados na cidade.

João Rosário ressalta que o 1º Torneio de Kettlebell Sport de Canavieiras é o pioneiro ao ar livre e contou com o patrocínio da Hidraluz, Mercado Compre Bem, Posto Canes, CDL de Canavieiras, Casa do Estudante, Fornão Pizzaria, Malu Móveis e Ótica São Raphael e apoio da Prefeitura de Canavieiras, Costa Sul FM 99.3, Jornal Tabu, Açaizeiro, Jornal Agora e Lino Soluções em Telecomunicação, que transmitiu partes do torneio ao vivo pela Internet, através do Facebook. 


Atletas de toda a Bahia em anavieiras

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   11/10/2016 - Obras do Régis Pacheco estão em fase de conclusão
   10/10/2016 - Judoca participa dos Jogos Escolares, na Paraíba
   7/10/2016 - Beneficiários do Bolsa Família vão atualizar cadastro
   5/10/2016 - Após perder eleição, melo recomenda procedimentos a secretários
   27/9/2016 - Rodovia BA-270 é recuperada
   22/9/2016 - Apae comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
   20/9/2016 - Atletas são destaque no Judô e no Vôlei
   16/9/2016 - Obra vai urbanizar e ordenar tráfego na Praça Maçônica
   14/9/2016 - Aniversário da Associação Nissei de Judô é comemorado no tatami
   9/9/2016 - Mais 242 famílias são integradas ao Programa Bolsa Família
   6/9/2016 - Prefeito cobra à Câmara apreciação de projetos
   30/8/2016 - CDL aprova Campanha de Natal 2016
   29/8/2016 - Juventude ganha mais uma faculdade
   26/8/2016 - CVC voltará a operar o turismo no município
   25/8/2016 - Projetos parados na Câmara atrasam desenvolvimento de Canavieiras
   25/8/2016 - Cidade é é modelo em Educação Inclusiva
   23/8/2016 - Apae promove ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
   23/8/2016 - Judocas da Associação Nissei participam de campeonato
   20/8/2016 - Programa Bolsa família atende no modelo sala de espera
   18/8/2016 - Moradores de Hermelândia recebem equipe do programa ´Saúde em Ação´



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout