Cultura
Bahia Criativa investe na qualificação de produtores culturais
Oportunidades de bons projetos na cultura

Crédito: GOVBa

Fomentar a produção por meio da qualificação e capacitação de produtores baianos. Essa é uma das missões do Escritório Bahia Criativa, que funciona nas instalações do Forte do Barbalho, em Salvador, e tem realizado cursos e consultorias, de forma gratuita, para produtores, sendo pessoas físicas ou jurídicas. Ideal para quem deseja, por exemplo, inscrever seus projetos em leis de incentivo e programas como o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que está com inscrições abertas e vai destinar, somente em 2017, R$ 15 milhões para patrocinar iniciativas culturais de todos os segmentos. um oportunidade de se qualificar sem custos, que pode abrir portas para negócios culturais. 

Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Bahia Criativa foi pensado para produtores e empresas que desejam ter acesso a editais, programas e leis de incentivo, e precisam apresentar seus projetos para grandes empresas. Pensando nisso, o escritório oferece atividades de formação como palestras, oficinas, e cursos de média e curta duração, além de assessoria técnica, via consultorias individuais ou coletivas. Entre os temas abordados estão elaboração de propostas, enquadramento de projetos, captação de recursos, prestação de contas e marketing cultural, tudo gratuitamente.

Para a coordenadora executiva do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos, o escritório trabalha com gestão voltada para os produtores culturais baianos. “Oferecemos assessoria e formação para empresários, empreendedores, e não precisa necessariamente ter experiência com projetos e produção cultural. Temos muitos cases de sucesso de pessoas e empresas que tiveram bons resultados e entendemos que ajudamos aqueles que têm programas de incentivo como o Fazcultura como porta de entrada no mercado cultural. Nosso objetivo é que as pessoas não deixem de ter acesso a essas políticas públicas por falta de conhecimento técnico”.

Selecionada para um processo de consultoria continuada no Bahia Criativa, a administradora da Huol Criações, Cacilda Póvoas, foi acompanhada durante 2015 e 2016. Responsável por diversos projetos, a produtora inscreveu a ação JAM no MAM para a assessoria técnica, que identificou algumas fragilidades e maiores dificuldades da empresa. “Temos um evento muito bem aceito pelo público baiano, mas que enfrenta dificuldades para captação de recursos, e trabalhamos isso também na consultoria. É um desafio também devido à particularidade de ser um projeto realizado durante o ano inteiro, o que aumenta o custo e precisa de investimento continuamente”.. 

Depois do acompanhamento, a produtora comemora bons resultados, como a primeira vez, desde 2008, em que o projeto captou recursos por meio da Lei Rouanet. “Eu percebo que essa consultoria foi muito importante para darmos uma ‘guinada’ no projeto. O processo criou uma possibilidade de refletir sobre esse trabalho de captação de recursos que vínhamos desenvolvendo, identificar novos parceiros, terceirizar alguns serviços, abrindo espaço para novas possibilidades”, diz Cacilda.

O Escritório Bahia Criativa mantém uma página no Facebook onde são divulgadas todas as informações referentes às próximas atividades, e os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone (71) 3319-0033 ou do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.


Oportunidades de bons projetos na cultura

Crédito: GOVBa

 
Mais Notícias
   15/8/2017 - Festival Internacional de Compositoras chega a Ilhéus
   8/8/2017 - Escritor faz palestra em Ilhéus para comemorar Jorge Amado
   7/8/2017 - Escola de Percussão Ngomas abre inscrições para novas turmas
   3/8/2017 - Divulgado resultado da convocatória para o 6º Festival de Dança Itacaré
   3/8/2017 - Escritor e ex-guerrilheiro faz palestra em Ilhéus
   31/7/2017 - Capoeira para criança e adolescente em vulnerabilidade, tema de roda de conversa
   31/7/2017 - Homenagem a Senhora Sant’Ana resgata procissão marítima em Rio do Engenho
   28/7/2017 - Trade visita Palácio Paranaguá, que já está aberto à visitação pública
   25/7/2017 - Guias e receptivos vão conhecer proposta de visitação do Palácio Paranaguá
   21/7/2017 - Editus realiza lançamentos e roda de conversa no Festival do Chocolate
   20/7/2017 - Acervo do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, é organizado para abrir para visitação
   19/7/2017 - ‘Os Saltimbancos’ fica em cartaz neste final de semana no TMI
   15/7/2017 - Festejos Religiosos acontecem no Terreiro Matamba
   15/7/2017 - Galeria do Teatro de Ilhéus abre vernissage na segunda
   11/7/2017 - Almadina recebe projeto itinerante de cultura do FAEG nesta quinta
   10/7/2017 - Ilhéus participa do IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
   8/7/2017 - Galeria do TMI recebe este mês vernissage de duas artistas
   7/7/2017 - Festival Internacional de Compositoras abre inscrições em Ilhéus
   5/7/2017 - ´Até que a internet nos separe´ estreia no TMI
   5/7/2017 - Exposição fotográfica retrata a mulher negra em Ilhéus



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout