Competidores de Kettlebell estão prontos para as provas de sábado

Atletas Vanessa e Priscila Beck
Divulgação

Os primeiros competidores inscritos no 1º Torneio de Kettlebell Sport do Sul da Bahia começam a chegar em Canavieiras a partir da tarde desta quinta-feira (23). Dentre eles estão Fátima Silva e sua filha Lara, que integram a equipe de atletas da L3 Fun Training, liderada pelo treinador Fábio Leal.

Serão duas equipes de Salvador disputando o 1º Torneio Brutal de Kettlebell Sport, que reúnem os atletas mais experientes nesse esporte no estado e virão a Canavieiras determinados a baterem suas marcas e trocar experiências com os atletas da cidade.

Maior equipe - O treinador Fábio Leal está à frente da maior equipe de kettlebell da Bahia, a L3 Fun Training, com 20 atletas, e será a 2ª equipe em número de inscritos no Torneio Brutal de Kettlebell Sport, perdendo apenas para atletas da cidade anfitriã, Canavieiras.

No final de 2016 ele levou uma equipe de 3 atletas para disputar o 1º GP Brasil do campeonato mundial de Kettlebell Sport da WAKSC @wkgpsbrasil realizado em Curitiba, trazendo 4 medalhas de ouro para a Bahia. Além do treinamento de atletas, ele organizou em setembro último o campeonato L3 de kettlebell Lifting em Salvador, que contou com o número recorde de atletas inscritos em uma competição no estado até então, 42.

Dentre os atletas dessa equipe soteropolitana, destaque para os recordes alcançados por Fábio Leal, Fátima Silva e Lara Guimarães, que o maior número de campeonatos disputados e participaram da etapa Brasil do campeonato mundial de kettlebell.

Fábio, atleta e treinador da L3 training, já disputou 3 campeonatos e seu melhor recorde pessoal foi registrada no GP Brasil do mundial de kettlebell da WAKSC, com 119 petições na prova snatch 10 min com kettlebell de 24 kg. Lara Guimarães disputou 4 campeonatos e sua melhor marca foi atingida no Campeonato L3 de Kettlebell Lifting com 107 repetições com kettlebell de 8 kg, em cinco minutos.

Fátima Silva, 54 anos, exemplo de superação da equipe da L3training, que começou a treinar focando no emagrecimento e não só atingiu esse objetivo como se tornou atleta, já disputou 4 campeonatos, e registrou sua melhor melhor marca no GP Brasil do mundial na prova Snatch 12 kg, com a marca de 57 repetições em 5 minutos. Ela é atualmente a atleta mais velha que compete no kettlebell sport no Brasil e foi uma inspiração para sua filha Lara Guimarães começar a praticar o esporte. Além desses, a L3 Fun training trará uma equipe grande de atletas que já disputaram pelo menos dois campeonatos.

Atleta pioneira - Outra equipe de Salvador é liderada pela treinadora Priscila Beck, do Studio Priscila Beck Kettlebell Club, atleta pioneira na Bahia a disputar campeonatos de Kettlebell Sport, atingindo seu melhor recorde em 2015, em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Kettlebell, com 200 repetições no snatch 12kg (10 min), melhor marca da América Latina à época. No último campeonato, o GP Mundial, Priscila se desafiou a disputar a prova snatch com kettlebell de 20kg, atingindo a marca de 67 repetições em 5 minutos.

Priscila Beck teve o pioneirismo de, junto com João Rosário, seu treinador e diretor da Brutal Strength and Conditioning, organizar o primeiro campeonato de kettlebell sport na Bahia em agosto de 2015. No torneio de Canavieiras ela disputará duas provas e trará, ainda, Vanessa Correia, uma de suas atletas de destaque, para a competição. Juntas, elas têm em seus currículos a participação em seis e quatro campeonatos, respectivamente.

Vanessa já disputou 4 campeonatos (3 em Salvador e o GP Mundial). Sua especialidade é a prova snatch e seu último resultado foi 156 repetições na prova snatch 12 kg em 10 minutos.

Torneio - O 1º Torneio de Kettlebell Sport será realizado no sítio histórico (em frente a Galeria do Porto) um dos mais belos cartões postais de Canavieiras, e é aberto ao público. Organizado por João Rosário, da Brutal - Strength and conditioning, especialista em Kettlebell e uma das maiores referências no Brasil nesse esporte, que também irá competir.

As provas em disputa serão long cycle, snatch e jerk de 5 e 10 min e a competição será iniciada pontualmente às 15 horas. Além das equipes de Salvador, Ilhéus e Itabuna, Canavieiras se destaca por participar com a maior quantidade de atletas (10), que estarão estreando em competição, número considerado expressivo para um esporte que começou a ser praticado nos últimos seis meses na cidade.

O 1º Torneio de Kettlebell Sport do interior da Bahia será o primeiro realizado ao ar livre. Mais informações no whatsapp (73) 99827-9091, com João Rosário.