Exposição sustentável ´Arte Do Lixo´ acontece no TMI

Exposição realizada pelo artista plástico indiano Jagannath Ganpat Mistry
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A exposição sustentável “Arte do Lixo”, realizada pelo artista plástico indiano Jagannath Ganpat Mistry, está aberta à visitação, a partir de quarta-feira, 15, até o dia 20 de abril, com entrada gratuita, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.Nascido em Mumbai, e residente em Itacaré, o indiano apresenta peças que representam uma linguagem estética abstrata, produzida com material reciclado.

Preocupado com o meio ambiente e adepto da sustentabilidadeJagannath teve a ideia de reaproveitar banners que seriam descartados no lixo, reciclá-los e utilizá-los como tela para suas pinturas. Ele explica quea ideia surgiu em decorrênciada dificuldade para compra de materiais. Diante disso, começou a usaresses cartazes para composição de suas obras, que geralmente são fornecidos por comerciantes e proprietários de pousadas em Itacaré.

Jagannath declara que suas obras têm influência do pintor norte americano Jackson Pollock, representante do movimento expressionista abstrato. O artista contemporâneo trabalha, principalmente, com elementos que representam a Bahiae o Pop Art. A mostra reúne obras de pinturas à óleo em telas de cartazes reciclados.

De acordo com o artista, cerca de 25% da renda arrecadada com as vendas será doada à instituição Casa de Apoio Dom Eduardo, que ajuda pacientes oncológicos vindos de vários municípios da Bahia,localizada no bairro da Conquista.