Itabuna
Anunciada nova Faculdade de Medicina
Itabuna quer ser Cidade Universitária

Crédito: Arquivo/Pedro Augusto

O prefeito Fernando Gomes pediu o apoio da imprensa e da sociedade civil organizada para um grande mutirão em prol da retomada do desenvolvimento  de Itabuna como um polo regional de comércio e serviços. Ele também anunciou para os próximos meses a implantação do curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho, que instala em Itabuna o seu quinto campi no país e deve gerar 800 empregos, com cursos de engenharia civil, arquitetura, farmácia e direito, fortalecendo Itabuna como um importante centro de ensino superior no Sul da Bahia.

Ele anunciou ainda, que pretende encaminhar nos próximos meses ao poder legislativo, um projeto visando transformar Itabuna numa Cidade Universitária. Lembrando que a cidade já dispõe de uma infraestrutura integrada pela Universidade Federal do Sul da Bahia, Unime, FTC e agora com o curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho, que se complementa com a Uesc, cuja luta para implantação de um curso similar na área da saúde e teve a sua participação, o prefeito  destacou que a cidade recebe estudantes da região, que também movimentam a economia local indo a restaurantes, lojas, postos de gasolina e outros serviços, além de dinamizar o mercado imobiliário.

Fernando Gomes também faz um relato da viagem que fez a Montes Claros, em Minas Gerais, na semana passada, onde foi formalizado o compromisso para implantação do campi das Faculdades Santo Agostinho em Itabuna, que deverá ser instalado inicialmente no bairro Nova Itabuna, num galpão que será visitado por técnicos da prefeitura e por um arquiteto daquela instituição de ensino. Além de considerar educação uma prioridade de governo, ele  a defende como investimento com retorno para a sociedade que ganha profissionais qualificados.

Um outro ponto destacado pelo prefeito  é que a geração de emprego e renda é uma prioridade de governo e isso abrange não apenas o apoio para implantação do curso de medicina, como também o incentivo para a iniciativa privada a exemplo das facilidades criadas para a implantação definitiva da sede da Tel Centro de Contatos, empresa de Call Center que atua na cidade gerando cerca de 1.500 empregos diretos e que deverá ampliar as suas atividades para 3.200 postos de trabalho nos próximos 12 meses.

Para Fernando Gomes, está agendada ainda uma visita a Curitiba no próximo mês para  discutir a proposta de implantação em Itabuna de uma loja da Havan, com a geração de mais 200 empregos diretos. Anunciou que pretende negociar com a direção da empresa a implantação de uma central regional de distribuição da Havan na Bahia, em função da posição estratégica de Itabuna, que fica à margem de duas importantes rodovias, as BRs 101 e 415, bem como distando apenas 30 quilômetros do porto de Ilhéus.

O governo municipal também investe em parcerias com um grupo empresarial que deve anunciar investimentos de mais de R$ 25 milhões em um projeto comercial, com a geração de mais 1,2 mil empregos em Itabuna. Há ainda a proposta de uma PPP para a Emasa, que tem uma dívida de R$ 110 milhões, um assunto que pretende discutir com a Câmara de Vereadores, Ministério Público, Poder Judiciário e com os diversos segmentos da sociedade civil organizada com total transparência.

Obras - Ainda com foco na geração de emprego e renda, Fernando Gomes também anunciou que pretende ir a Brasília com o objetivo de captar recursos para obras essenciais como a eliminação dos esgotos drenados para o rio Cachoeira, implantação do Parque da Cidade e interligação da BR 101 à Br 415  passando pelo Hospital de Base e pelo Parque de Exposições Antônio Setenta. O elenco de obras inclui uma nova ponte e uma passarela sobre o rio Cachoeira. A passarela deverá ser inaugurada em julho deste ano.


Itabuna quer ser Cidade Universitária

Crédito: Arquivo/Pedro Augusto

 
Mais Notícias
   11/9/2017 - Passarela sobre o rio Cachoeira é prioridade para mobilidade urbana, diz governo
   9/9/2017 - Saúde tem estratégia para Campanha Nacional de Multivacinação
   6/9/2017 - Fernando anuncia demissão de contratados
   2/9/2017 - Centro de Zoonose antecipa vacinação antirrábica
   19/8/2017 - Material didático de Inglês é analisado pela Seduc
   17/8/2017 - Anuário estatístico atualiza base de dados sobre o município
   11/8/2017 - Educação realiza 2ª etapa de curso sobre gestão de recursos escolares
   9/8/2017 - Escola Profissionalizante anuncia matrículas para o segundo semestre
   9/8/2017 - Samu sugere colocar letras ´AA´ no celular
   7/8/2017 - Sesttran orienta condutores em fiscalização educativa
   7/8/2017 - ​​ Pré-conferência de Assistência Social debate políticas assistenciais
   25/7/2017 - Conjunto Penal distribui kits de higiene com controle biométrico
   25/7/2017 - Assistência Social realiza mutirão na Praça Rio Cachoeira
   25/7/2017 - Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa anunciam novo Chocolate Musical
   24/7/2017 - FG quer aeródromo funcionando no início de agosto
   15/7/2017 - Lançado programa de remição de pena pela leitura
   10/7/2017 - Unidades de Saúde são arrombadas
   8/7/2017 - Aumenta o número de condutores em ação educativa da Sesttran
   7/7/2017 - UPA do Monte Cristo está pronta
   7/7/2017 - Professores que atuam no campo participam de curso de Formação Continuada



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout