Mostras artísticas e intercâmbio cultural marcam estreia do FAEG-Sul Itinerante

Arte, cultura e lazer, princípios do projeto
Divulgação

Artistas locais e dirigentes de municípios da região participaram da abertura do projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), quinta-feira, 9, em Itapé. O projeto foi recebido com entusiasmo pela população local, que participou ativamente das atividades e oficinas de capacitação (Contação de Estórias e Sistema Municipal de Cultural) realizadas no Clube da Melhor Idade e Câmara Municipal de Vereadores.

A Prefeitura de Itapé, que apoiou integralmente o projeto, foi representada pelo vice-prefeito, Júnior Borges, secretária da Educação, Luzinete Miranda e diretora da Cultura, Gidalva Evangelista (Índia Evan). Júnior Borges disse que a gestão está emprenhada no resgate da cultura local e Luzinete Miranda enfatizou o redirecionamento das políticas públicas para apoiar e ampliar o processo criativo da população. “Além disso, nossa adesão a este fórum será fundamental para o intercâmbio de ações com outros municípios e ampliar o alcance da produção dos nossos artistas”, completou Índia Evan.

Participaram da mostra realizada no Clube da Melhor Idade, o artista Paulo Batista, grupos de dança Revele e Blasdboydance e de capoeira Raízes do Cabula (Gabriel Sodré), escritor Roque Mendonça falando sobre a história do município e o atleta Eli Barbosa, incentivador do esporte na cidade. Presentes também as artesãs Lu e Du, de Itapé e Janete Lainha, de Ilhéus. A programação contou ainda com apresentação da Art Music, dupla musical formada por Eber Bid e Joabes Chagas. O cerimonial foi conduzido pela atriz, produtora cultural e proponente do projeto, Eva Lima.

Integração territorialPresentes na abertura do FAEG-Sul Itinerante, dirigentes culturais dos municípios de Itajuípe, Canavieiras, Santa Luzia, Barro Preto, Itapitanga, Itabuna e Ilhéus; diretor-executivo da Associação dos Municípios do Sul da Bahia (Amurc), Luciano Veiga e a gerente de Integração Social da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Flávia Alessandra de Sousa. A população foi contemplada também com palestras articuladas pelo presidente do FAEG-Sul, Victor Aziz, coordenador do Centro de Cultura Adonias Filho, Claudio Lyrio e o representante da Câmara Temática da Cultura no Território Litoral Sul da Bahia, Lula Dantas.

Santa Luzia será o próximo município contemplado pelo FAEG-Sul Itinerante, no dia 12 de abril, com oficinas de formação artístico-cultural e atividades artísticas. Em seguida, Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itajú do Colônia (14 de dezembro). O projeto é financiado pelo Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.