Deflagrada operação de combate a fraudes e gatos

"Gatos" causam prejuízos e descontrole
Imagem meramente ilustrativa

A Emasa resolveu intensificar a fiscalização dos famosos “gatos” que são realizados na rede de abastecimento de água, deflagrando a “Operação AntiFraude”, que visa localizar, coibir e denunciar judicialmente aqueles que usam ilegalmente a água tratada fornecida pela empresa. Desde que assumiu a nova gestão administrativa da Emasa, o presidente Jader Guedes e sua diretoria está trabalhando em várias frentes para a recuperação da empresa e melhoria dos serviços à comunidade.

Tudo isto passa pela compra de novos equipamentos, combate ao desperdício de água, melhores condições de trabalho e valorização dos seus funcionários entre outros fatores, e neste momento está sendo intensificado o combate rigoroso as fraudes no uso da água, o famoso “gato”, que é um crime previsto em lei federal.

Para esta operação a Emasa buscou o apoio do setor jurídico da empresa, e está denunciando a policia todo o uso ilegal da água, independente do encaminhamento de processos na justiça, para ressarcimento dos prejuízos causados pelos “gatos”. Os “gatos” fazem com que o preço da água aumente e todos paguem a mais pela água consumida, e prejudicam o investimento na melhoria do abastecimento daqueles que pagam e, ao não receber pela água tratada, a Emasa fica impossibilitada de investir no esgotamento sanitário. Hoje Itabuna tem uma perda estimada de 55% da água produzida.