Carnaval Antecipado teve menos ocorrências policiais que em dias normais

Anúncio feito drante coletiva
Secom/Waldyr Gomes

O Carnaval Antecipado de Itabuna no período de 10 a 12 de fevereiro registrou menos ocorrências policiais na cidade que em dias normais, segundo considerou o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente Coronel Daniel Riccio. Ele atribuiu o sucesso da festa ao resultado da integração de esforços entre o governo municipal e as forças de segurança, porque todas as instituições atuaram de forma integrada e sem disputas. Para ele, foi um Carnaval de ocorrência zero, com registros  apenas de 26 pequenos incidentes sem significação.

Ele lembrou que tudo o que foi solicitado à Comissão Organizadora do Carnaval e ao governo municipal  em termos de apoio logístico e equipamento foi prontamente atendido. Destacou ainda,  o planejamento integrado entre a PM, Polícia Civil, Bombeiros, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual permitiu um  trabalho eficiente com uma articulação perfeita de esforços e ações. Informou  que no circuito da folia foram colocados três portais de acesso por onde passaram 150 mil foliões, o que impediu a entrada de armas brancas e de fogo na área do evento .

O tenente-coronel Riccio  destacou ainda  que todos os dias da folia se reunia  com representantes do governo municipal e da coordenação da festa para ajustes pontuais, com o objetivo de monitorar a bagunça do Carnaval e como resultado: “em três dias de folia tivemos menos ocorrências que nos dias normais, um fenômeno que vamos estudar, juntamente com o capitão Penalva que foi responsável pelo planejamento das ações de segurança. ”

O major do 4º GBM, Manfredo Santana também fez uma avaliação positiva do sucesso da festa, graças à estrutura montada em conjunto com o 15º  BPM em conjunto com a Polícia Civil e setores da segurança inclusive a Polícia Municipal, o que contribuiu para a excelência do evento em termos de segurança. O GBM cuidou das vistoria dos trios, camarotes e dos palcos onde foram realizadas apresentações de bandas e artistas da região.

O diretor da 6ª Coorpin, André Aragão falou da importância da integração das ações entre a comissão organizadora da festa, governo e organismos de segurança contribuindo para um Carnaval Tranquilo, sem incidentes relevantes