Técnicos vacinadores passam por capacitação

Enfermeiros e técnicos capacitados
Secom

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde de Itabuna ganham reforço sobre os tipos e importância da vacina, a Rede de Frio e a atualização do Calendário Nacional de Vacinação 2017. Eles participaram nesta segunda e terça-feira (30 e 31), de um treinamento promovido pelo Departamento de Vigilância à Saúde do município, ocorrido no auditório da antiga 7ª. Dires, no centro da cidade.

O curso tem o objetivo também de preparar os profissionais de saúde para a inclusão de novas vacinas no Calendário Nacional em Itabuna, a exemplo das vacinas contra o vírus HPV, destinada aos meninos e a outra contra meningite para adolescentes com idade entre 12 e 13 anos.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do Programa de Vacinação da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Camila Brito com a participação do diretor do Departamento de Vigilância a Saúde, Lucas Santana. Na oportunidade, os participantes foram orientados sobre as técnicas que envolvem desde a organização, manuseio da vacina, temperatura de equipamentos para assegurar a qualidade das vacinas, até a aplicação correta.

“A aplicação de forma correta da vacina influencia no  bom resultado que  garantirá a saúde do cidadão. Por isso a importância da boa prática de quem aplica uma dose de vacina”, reforçou. Para ela, não basta aplicador trabalhar na área de saúde, é necessário que conheça todos os procedimentos de antes, durante e após a vacinação, a exemplo do destino final das sobras e até o lixo da sala de vacinação.

O secretário de Saúde, Victor Lavinsky, destaca a importância do treinamento para os técnicos da saúde, e também da vacinação para todos os públicos, ao reforçar que quem não se imuniza de acordo com o calendário do Ministério da Saúde que mantém o Programa Nacional de Imunização, corre o risco de ficar doente por uma enfermidade que poderia ser evitada com uma simples dose de vacina oral ou intramuscular.

“O mais importante é que muitas vacinas são gratuitas e estão disponíveis o ano inteiro nas Unidades de Saúde do município.  Além disso, Itabuna se prepara para as futuras campanhas nacionais de vacinação do Ministério da Saúde este ano, a exemplo da imunização contra a gripe Influenza A, programada  para este primeiro semestre do 2017”.