Sarau da Yrerê chega à quarta edição com arte, cultura e gastronomia

O casal Gerson e Dadá Marques vai recepcionar convidados
Maurício Maron

O cenário ainda preservado, acolhedor e singular de uma fazenda de cacau, protegido pela mata atlântica abundante que durante todo o ano atrai milhares de turistas em busca da beleza, dos sabores e das cores da região cacaueira da Bahia, vai ganhar novos ingredientes no dia 11 de fevereiro. Pelo quarto ano consecutivo, a Fazenda Yrerê – localizada no KM 11 da Rodovia Jorge Amado – promove o “Sarau da Yrerê”. O evento, marcado por manifestações artísticas, tem o objetivo de comemorar a paz, o amor e conscientização pela preservação da natureza. O casal Gerson e Dadá Marques vai receber convidados, a partir das 17h, integrando-os ao cenário perfeito de lua cheia no gramado da sede da fazenda.

Enquanto os convidados se espalharão pelo ambiente bucólico da Yrerê, artistas se apresentarão no palco central. Nomes como Mulheres em Domínio Público, Zezo Maltez, Jan Costa e Neguinho do Sax já confirmaram presenças, para uma mistura que reunirá do jazz às rodas de samba, de canções populares à sofisticada Bossa Nova, do rock à MPB. Os artistas populares Janete Lainha e José Delmo farão performances de poesias e obras de cordéis. Os artistas plásticos Rafael Pita, Chico Sales e Jane Hilda Badaró irão espalhar suas obras pelos arredores da fazendas.

Gerson Marques explica que o evento ainda contará com uma Feira de Artesanato, reunindo microempreendedores locais, e um espaço gastronômico com um cardápio de comidas rural e nordestina. Chocolates de origem, produzidos na região, também serão comercializados. Dentre eles, o da própria fazenda Yrerê. O evento não comercializa bebidas alcóolicas nem permite o consumo no local.

De acordo com os organizadores, para ter acesso a este clima de arte, gastronomia e sustentabilidade ambiental, as pessoas devem adquirir um ingresso no valor simbólico de R$ 5 que será comercializado no local. O “Sarau da Yrerê” é um evento que já se consolida como um dos mais marcantes do verão ilheense, atraindo nativos e turistas para uma noite inesquecível de lazer e cultura na Terra da Gabriela, tendo como cenário as fazendas de cacau, fonte de inspiração de nomes como os escritores Jorge Amado, Adonias Filho, Euclides Neto e Jorge Medauar.