Bahia
Rui Costa anuncia licitação para duplicação da Ilhéus-Itabuna
Rui Costa

Crédito: GOVBa/Mateus Pereira

A ampliação do abastecimento de água na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa, Rui desafia a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), a superar a meta de entrega de sistemas de abastecimento em 2017.

"Desde 2012, o Nordeste passa por uma grave crise hídrica. E agora a seca volta com toda força, mas nós vamos continuar nosso investimento em abastecimento de água. [...] Eu fiz um grande desafio à Cerb: que ela consiga bater em 2017 a meta histórica de instalação de 800 sistemas simplificados de abastecimento de água”, afirma o governador.

Rui destaca outros investimentos já realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura hídrica, como a barragem do Rio Colônia, no sul da Bahia. Com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, as obras recebem R$ 108 milhões de recursos. “É uma grande obra. Uma importante barragem que vai regularizar o abastecimento de água para a cidade de Itabuna”.

Ainda nesta edição, Rui anuncia a construção da Barragem de Baraúnas/Vazante, que terá como principal finalidade o abastecimento de água da população de Seabra, Boninal e parte do município de Piatã. “Em fevereiro, eu estarei em Seabra para dar a ordem de serviço de início das obras”, destaca o governador, lembrando também da barragem do rio Catolé, que será construída na região sudoeste.

Novas estradas e aeroportosOutro assunto abordado no Digaí, Governador! é a infraestrutura de transporte, em especial a construção e a recuperação de estradas no interior do estado. “Nós fizemos alguns investimentos importantíssimos nestes dois anos. Mas o volume este ano vai ser maior. Nós conseguimos o empréstimo que queríamos e vamos licitar mais de 700 quilômetros de estradas. Aqui incluo a duplicação da BA-415, que liga Ilhéus a Itabuna. Nós teremos uma pista dupla, com uma das pistas passando, inclusive, junto ao Hospital da Costa do Cacau, que vamos inaugurar agora no primeiro semestre”.

Rui lembra ainda das melhorias realizadas nos aeroportos espalhados pelo estado. "Vamos iniciar agora a construção do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Esta é a única etapa que falta para que possamos inaugurar este que será o maior aeroporto do interior da Bahia. Além da licitação que estamos realizando dos aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas. Criando, portanto, nova infraestrutura, mais moderna e mais capaz para receber nossos turistas", afirma.

TurismoNeste sentido, Rui comenta que o Governo do Estado busca fortalecer as atividades turísticas também em cidades do interior. "O turismo é muito importante porque aquece a economia e gera emprego. Além de Salvador, temos lugares que mostram uma grande força no turismo, como Ilhéus, Itacaré e Lençóis. Estamos buscando reforçar esses pontos onde há acolhimento para turismo. [...] A Bahia é singular pela cultura, alimentação e pela forma de receber o turista".

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site www.secom.ba.gov.br e pelo telefone 0800-071-7328.


Rui Costa

Crédito: GOVBa/Mateus Pereira

 
Mais Notícias
   5/12/2017 - Rui pede mobilização do Nordeste contra discriminação do governo federal
   23/11/2017 - Projeto defende inclusão de aviso meteorológico em terminais marítimos
   7/11/2017 - Mais de 600 mil alunos da rede estadual devem renovar a matrícula para 2018
   21/10/2017 - Funai poderá consultar indígenas para nomeação de Coordenadores Regionais
   11/10/2017 - Rui anuncia pagamento de prêmio para cerca de 15 mil policiais
   11/10/2017 - Fiscalização de cronotacógrafos para veículos grandes passa a ser obrigatória
   29/9/2017 - Universitários devem atualizar CadÚnico para segunda etapa do Mais Futuro
   26/9/2017 - Abertas inscrições para Fórum de Provedores de internet do Estado
   23/9/2017 - Ordem de Serviço da duplicação da Jorge Amado será assinada dia 9
   20/9/2017 - Presidente da UPB diz que municípios terão que cortar gastos e fazer demissões
   18/9/2017 - UFSB e IFBA divulgam seleção para Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais
   13/9/2017 - 173 municípios em situação de emergência por conta da seca
   11/9/2017 - Inscrições do Partiu Estágio se encerram no próximo domingo
   11/9/2017 - Municípios podem regularizar dívidas de pequenos produtores com desconto
   5/9/2017 - Economia cresce 1,9 por cento no segundo trimestre
   28/8/2017 - Em missão internacional Rui volta a dialogar com chineses sobre Fiol e Porto Sul
   19/8/2017 - UFSB prepara concurso com 57 vagas de professor efetivo
   11/8/2017 - Corregedoria do TRE-BA realiza correições nas zonas eleitorais
   8/8/2017 - UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região
   8/8/2017 - Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout