Bahia
Rui Costa anuncia licitação para duplicação da Ilhéus-Itabuna
Rui Costa

Crédito: GOVBa/Mateus Pereira

A ampliação do abastecimento de água na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa, Rui desafia a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), a superar a meta de entrega de sistemas de abastecimento em 2017.

"Desde 2012, o Nordeste passa por uma grave crise hídrica. E agora a seca volta com toda força, mas nós vamos continuar nosso investimento em abastecimento de água. [...] Eu fiz um grande desafio à Cerb: que ela consiga bater em 2017 a meta histórica de instalação de 800 sistemas simplificados de abastecimento de água”, afirma o governador.

Rui destaca outros investimentos já realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura hídrica, como a barragem do Rio Colônia, no sul da Bahia. Com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, as obras recebem R$ 108 milhões de recursos. “É uma grande obra. Uma importante barragem que vai regularizar o abastecimento de água para a cidade de Itabuna”.

Ainda nesta edição, Rui anuncia a construção da Barragem de Baraúnas/Vazante, que terá como principal finalidade o abastecimento de água da população de Seabra, Boninal e parte do município de Piatã. “Em fevereiro, eu estarei em Seabra para dar a ordem de serviço de início das obras”, destaca o governador, lembrando também da barragem do rio Catolé, que será construída na região sudoeste.

Novas estradas e aeroportosOutro assunto abordado no Digaí, Governador! é a infraestrutura de transporte, em especial a construção e a recuperação de estradas no interior do estado. “Nós fizemos alguns investimentos importantíssimos nestes dois anos. Mas o volume este ano vai ser maior. Nós conseguimos o empréstimo que queríamos e vamos licitar mais de 700 quilômetros de estradas. Aqui incluo a duplicação da BA-415, que liga Ilhéus a Itabuna. Nós teremos uma pista dupla, com uma das pistas passando, inclusive, junto ao Hospital da Costa do Cacau, que vamos inaugurar agora no primeiro semestre”.

Rui lembra ainda das melhorias realizadas nos aeroportos espalhados pelo estado. "Vamos iniciar agora a construção do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Esta é a única etapa que falta para que possamos inaugurar este que será o maior aeroporto do interior da Bahia. Além da licitação que estamos realizando dos aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas. Criando, portanto, nova infraestrutura, mais moderna e mais capaz para receber nossos turistas", afirma.

TurismoNeste sentido, Rui comenta que o Governo do Estado busca fortalecer as atividades turísticas também em cidades do interior. "O turismo é muito importante porque aquece a economia e gera emprego. Além de Salvador, temos lugares que mostram uma grande força no turismo, como Ilhéus, Itacaré e Lençóis. Estamos buscando reforçar esses pontos onde há acolhimento para turismo. [...] A Bahia é singular pela cultura, alimentação e pela forma de receber o turista".

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site www.secom.ba.gov.br e pelo telefone 0800-071-7328.


Rui Costa

Crédito: GOVBa/Mateus Pereira

 
Mais Notícias
   17/2/2017 - Rui anuncia modernização de promoções para policiais
   17/2/2017 - Docente da UFSB tem projeto sobre Habitações e Sustentabilidade
   17/2/2017 - Novos dirigentes da UPB tomam posse
   15/2/2017 - Estado vai lançar concursos de PMs e professores até junho
   14/2/2017 - Carnaval de rua, sem cordas tem que ser prioridade na Bahia, diz Rui
   14/2/2017 - Governo destaca aumento salarial da PM nos últimos cinco anos
   10/2/2017 - Rui encaminha ao Legislativo proposta de criação do Fundo Penitenciário
   9/2/2017 - Rui anuncia melhorias nas diárias de policiais e promete novos benefícios
   9/2/2017 - Estado já pode produzir e distribuir testes-rápidos de diagnóstico da dengue
   6/2/2017 - Seminário reúne gestores de Saúde dos municípios
   6/2/2017 - Projeto sobre Rede Complexa de Energia Elétrica da UFSB é aprovado pelo CNPq
   5/2/2017 - TCE reajusta valor de multa aplicada a gestores
   2/2/2017 - Estado anuncia concurso para professores
   2/2/2017 - Governo contrata 1,5 bi para recuperação de estradas; Jorge Amado é prioridade
   2/2/2017 - Políticas de inclusão social reduziram impacto da crise econômica na Bahia
   2/2/2017 - Novo presidente da ALBa diz estar ´colado com Rui´
   2/2/2017 - Governo inicia matrícula de 11 mil estudantes para Educação Profissional
   31/1/2017 - Começa na quarta a Jornada Pedagógica nas escolas estaduais
   27/1/2017 - MEC prorroga SiSU; vagas disponíveis na UFSB
   26/1/2017 - Matrículas da rede estadual seguem até dia 31



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout