Fernando não acata sugestão do MP e vai realizar o Carnaval

Festa foi lançada pelo prefeito como sendo "promessa de campanha"
Secom/Pedro Augusto

De nada adiantou os promotores e promotoras de Justiça de Itabuna enviarem uma recomendação ao prefeito Fernando Gomes, e ao Presidente da FICC, Daniel Leal, para que não realizem o carnaval na cidade, previsto para acontecer nos dias 10, 11 e 12 do próximo mês. “Fui eleito pelo povo e não vou aceitar que outro órgão venha querer mandar no meu governo. Eu não mando no MP, como o MP não pode mandar na prefeitura. Fui eleito prefeito, e não nomeado, vai ter carnaval, pois o povo precisa de alegria”, reagiu Fernando, que confirmou a realização do evento. Mais ainda: a organizao do Carnaval, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, entra em "contagem regressiva".

Com muita animação e a presença do Rei Momo (Eduardo Brito) e da Rainha do Carnaval (Keila Barbosa), além de dirigentes de entidades carnavalescas, foliões, secretários municipais, vereadores, empresários  e convidados, inclusive o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado de um grupo de assessores, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes formalizou o lançamento do Carnaval Antecipado de Itabuna, a ser realizado no período de 10 a 12 de fevereiro.  Ao destacar que “quem faz o Carnaval são vocês”, ele agradeceu ao trabalho da comissão organizadora da festa, cuja contagem regressiva já foi deflagrada, em seguida apresentou um vídeo com as atrações carnavalescas e  fez um apelo a todos para uma festa de   paz, amor, alegria  e segurança.

O prefeito lembrou ainda, que Itabuna está há mais de sete anos sem Carnaval, uma festa tradicional e de efetiva participação popular.  Considerou ainda, que a realização da folia nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron é resultado de um compromisso de campanha e atende ao pedido de foliões e carnavalescos que reivindicaram a sua retomada, “sei que será uma festa pobre,  feita com poucos recursos, mas com dedicação e que terá como atrações bandas regionais, valorizando a prata da casa, aqui representada por Kokó, um dos grandes nomes da música itabunense.”

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão destacou que a comissão organizadora do Carnaval Antecipado teve um prazo de 40 dias para preparar a realização dos festejos e teve uma resposta positiva dos artistas e carnavalescos que encaminharam mais de 100 propostas, o que permitiu elaborar uma grade de programação  com diversos trios e bandas, sem deixar de lado o resgate do Carnaval Cultural.

Ele também falou das providências que foram tomadas na preparação da infraestrutura da festa com a montagem do camarote oficial, bem como das ações de segurança, de saúde e de uma oferta adequada de serviços aos foliões. Já a lavagem do Beco do Fuxico não terá a participação de carros-pipas da Emasa, em função do racionamento de água, mas terá dois veículos cedidos por um empresário local que serão abastecidos em mananciais fora de Itabuna.

Leão esteve ainda reunido com o procurador-geral do município, Luís Fernando Guarnieri para responder ponto por ponto a um documento do Ministério Público com uma série de considerações e a sugestão para não realização do Carnaval Antecipado.