Projeto discute despoluição do rio Cachoeira

Rio Cachoeira
Arquivo/Maurício Maron

Considerada uma proposta ambiciosa e de grande impacto ambiental para a gestão do prefeito Fernando Gomes, a eliminação dos esgotos lançados no rio Cachoeira foi o tema de uma reunião preliminar entre o secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França e o presidente da Emasa, Jader  Guedes, com a participação de técnicos do governo municipal. O projeto tem como foco, segundo França o investimento em saneamento básico e evitar que os esgotos sejam drenados para o rio que cruza a cidade.

O projeto envolve ainda investimentos na construção de estações elevatórias, estações de tratamento e o tratamento dos esgotos, o que vai beneficiar a todos os bairros. “Estamos formatando o projeto técnico e discutindo propostas de captação de recursos junto ao governo federal, um caminho árduo e que esperamos agilizar no mais curto espaço de tempo possível”, argumentou o titular da Sedur.

O presidente da Emasa, Jader Guedes  destacou a importância da parceria entre a Emasa e a prefeitura para eliminar os esgotos que hoje são drenados para o Cachoeira através de diversos ribeirões e redes de esgoto não tratadas. O foco agora está na elaboração do projeto executivo e na captação de recursos, “agora estamos numa fase de planejamento e definição das prioridades”.

Para o engenheiro Alfredo Melo, a discussão envolve também a retomada de projetos que foram paralisados e esquecidos na gestão passada para a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico.  Ele considera a reunião como positiva e mostra o empenho do secretário Francisco França no sentido de construir uma sinergia muito grande para um projeto sustentável de tratamento de esgotos.