Matrículas da rede estadual seguem até dia 31

Matrículas ainda abertas
GOVBa/Carol Garcia

Até o dia 31 de janeiro, estão sendo realizadas as matrículas na rede estadual de ensino. Nesta quinta (26), estão se matriculando os concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental (5º e 9º ano). Na sexta-feira (27), será a vez dos novos estudantes do Ensino Fundamental e suas modalidades se matricularem. Nas segunda e terça-feira (30 e 31), a matrícula é direcionada para novos alunos do Ensino Médio e suas modalidades, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino.   O ano letivo na rede estadual começa no dia 6 de fevereiro.

A diretora do Colégio Estadual Severino Vieira, Nivea Neves, disse que já foram matriculados 370 alunos na instituição. “Temos 12 turmas aqui na escola, sete delas já estão completas e cinco em formação”. Ela informa que, se o estudante for maior de 18 anos, pode fazer ele mesmo a matrícula, e se for menor, é preciso estar acompanhado de um responsável. Para a matrícula, é necessário apresentar três fotos, identidade e comprovante de residência, além do histórico escolar. 

A soldadora Juliana Queiroz, 34 anos, foi fazer a matrícula do filho, Gustavo, 13 anos, no Severino Vieira. “Foi muito fácil, eu escolhi o Severino por ser uma escola tradicional e em tempo integral. Eu trouxe o Gustavo para ele ir se ambientando, conhecer a escola e também para ver se ele vai gostar”. E Gustavo diz que gostou da escola onde vai estudar este ano. “Eu achei a escola muito boa, estudar é importante para termos um bom emprego e condição de vida”. 

Diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, Eugênia Ribeiro tem uma estratégia para facilitar e garantir as matrículas. “Antes do final do ano letivo, a gente já convoca os pais para fazer a pré-matrícula, para o ano seguinte. Recolhemos os documentos, fazemos todos os procedimentos e marcamos com eles para que voltem depois apenas para assinar. Com isso, nós proporcionamos a tranquilidade quando chega a época da matrícula, sem confusão na escola e também garantimos a permanência dos alunos, evitando a evasão”. 

Matrícula pela internetAté esta quinta-feira, os alunos podem ser matriculados também pela internet, para as redes municipais das seguintes cidades: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.