Técnicos da Emasa avaliam a qualidade da água do Almada

Rio Almada
arquivo/Roberto Santos

Uma  equipe de técnicos da Empresa Municipal de Água e Saneamento –Emasa- realizou um levantamento  prévio das reais condições da água captada no rio Almada e que é enviada para a Estação de Tratamento de Águas de Itabuna (ETA),  que abastece a cidade com uma população de 220 mil habitantes. O grupo fez o reconhecimento de barco a partir da Lagoa Encantada, navegando por seis quilômetros no Rio Almada até a base de captação, não constatando nenhuma elevação na salinidade da água.

A equipe integrada pelo diretor técnico da Emasa, João Batista Bitencourt; com a participação do assessor técnico, Anderson Alves Santos, além de Fernanda Fetal e Paulo César Silva,  fez o levantamento das condições do manancial, para avaliar a concentração de salinidade nas fontes que são contribuintes das unidades de captação da Emasa, não constatando nenhuma anormalidade. O trabalho incluiu a coleta de amostras da água em diversos  pontos do rio, o que será objeto de um monitoramento permanente em função da redução da vazão do rio no período de chuvas escassas.

Segundo o relatório da equipe técnica, os resultados das análises estão dentro dos padrões considerados  satisfatórios para este período do ano, acrescentando que o monitoramento é necessário para que se possa tomar providências com antecedência, evitando que a população seja penalizada com o fornecimento de água com elevado teor de sal, como aconteceu no ano passado, quando o produto superou em  32 vezes o limite de potabilidade admitido pela Organização Mundial de Saúde.

O presidente da Emasa, Jader Guedes considera que em função da redução da captação a cidade convive com o racionamento de água, visando racionalizar a distribuição neste período do ano. Anunciou ainda que a empresa vai realizar campanhas educativas a partir das escolas para racionalização do consumo e pediu à população para que colabore evitando o desperdício com a lavagem de veículos e de passeios, bem como racionalizando o consumo domiciliar e nas empresas.