Com FG declarado prefeito, começa transição em Itabuna

Secretaria de Governo%2c Cleide Sousa Oliveira
Secom/Pedro Augusto

O processo de transição de governo em Itabuna vai se iniciar na próxima segunda-feira, dia 12, após a publicação no Diário Oficial do Município de um decreto pelo prefeito Claudevane Leite nomeando os membros, sendo  da atual gestão e da gestão do prefeito eleito Fernando Gomes Oliveira. Na manhã de hoje, um grupo de representantes dos futuros gestores foi recebido informalmente pela secretária de Governo, Cleide Sousa Oliveira, para tratar dos tramites para a formação da Comissão de Transmissão de Governo do Município de Itabuna (CTGMI).

A transição de governo municipal é o processo que objetiva propiciar condições para que os candidatos eleitos para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito possam conhecer, avaliar e receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários à implantação do programa do novo governo, desde a data de sua posse. Em Itabuna, a transição administrativa está amparada no art. 87 da Lei Orgânica do Município e foi regulamentada pela Resolução nº. 002, de 16 de junho de 2016, da Comissão Permanente de Controle Interno (COPECI), que aprova o Manual de Transição Governamental.

Para facilitar todo o procedimento, o Departamento de Controle Interno da Controladoria Geral do Município de Itabuna elaborou um Manual de Transição Governamental.  Internamente, a Comissão já vem atuando recolhendo dados das secretarias municipais, fundações e da Emasa. Também criou um site na internet http://transicaodegovernoitabuna.blogspot.com.br para facultar o acompanhamento pelos cidadãos.

O grupo de representantes do governo eleito foi composto por Maria Alice Araújo Pereira, Luís Fernando Guarnieri, Cristopher Sérgio, Anorina Smith Lima e Flávio Figueiredo, dentre outras pessoas. Na terça-feira, dia 13, às 16h30min. haverá novo encontro, dessa vez com a participação do prefeito Claudevane Leite, do presidente da CTGMI, o atual controlador geral do município Oton Matos e do interlocutor o atual secretário municipal de Fazenda, Marcos Cerqueira.