Renovada licença ambiental da construção da Unidade do Sesi-Senai

Sede praticamente pronta
Secom/Roberto Santos

Por meio da Portaria 538, de 2016, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, arquiteto Antônio Vieira, concedeu a renovação de licença ambiental para a obra de construção da nova unidade integrada Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria), no km 13 da Rodovia Jorge Amado - BR 415. A obra, iniciada no ano passado, está em fase de conclusão, tem como finalidade promover a educação profissional, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, e contribuir para elevar a competitividade da indústria baiana.

O novo complexo de educação e serviços é vinculado à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e ocupa área construída de 6.662 metros quadrados, incluindo 122 vagas para estacionamento de veículos, 300 vagas para motos e bicicletário para 50 unidades. A área, localizada nas proximidades do Instituto Federal da Bahia (Ifba), à margem da estrada que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna, foi recentemente visitada pelo prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado por diretores da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Para o prefeito, que acompanha esse projeto desde o início, a expansão do Senai e do Sesi em Ilhéus é um desejo antigo dos operários da indústria no município e da população de modo geral. “É fundamental para contribuir com a qualificação da mão de obra e da qualidade de vida dos nossos trabalhadores da indústria. É uma honra ver a obra avançada, aqui nesse vetor de expansão da nossa cidade”, disse Ribeiro.

Atualmente, o sistema SESI-SENAI atua em Ilhéus, no Distrito Industrial de Iguape, com serviços de saúde, educação e lazer, entre outros. Na futura Unidade Integrada, o Serviço Social da Indústria realizará atendimentos na área de saúde, incluindo odontologia, e em educação. Já o Serviço Nacional da Indústria ampliará a oferta de educação profissional.

O futuro prédio do SESI tem área construída de 2.585 metros quadrados em dois pavimentos, com 11 consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e sala de raio X, além de quatro salas de aula e quatro laboratórios. No prédio do SENAI, a área construída é de 2.483 metros quadrados em três pavimentos, com 11 salas de aula, sete laboratórios e galpão de aulas práticas, com 516 metros quadrados. para cursos práticos de educação profissional.