Clássico de Ariano Suassuna será apresentado no sul da Bahia

Cena de “O Santo e A Porca”
Divulgação

Quem nunca deu boas gargalhadas com as comédias de Ariano Suassuna? Pois é! Agora, um dos maiores artistas do país está feliz e fortemente representado no Litoral Sul da Bahia. Na próxima sexta-feira (02), estreia o espetáculo “O Santo e A Porca”, um dos clássicos do dramaturgo, escritor e poeta paraibano que está sendo revisitado pela Cia. Acordada de Teatro, núcleo de Teatro do Circo da Lua. Sob direção de Ivana Nistico e tendo como forte referência a Comédia Dell'arte, o espetáculo começa os trabalhos na sexta-feira (02), noCirco da Lua, em Serra Grande, Uruçuca, e se reapresenta no sábado (03), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Av. Soares Lopes, em Ilhéus.

O Santo e a Porca retrata o cotidiano de uma família tradicional do interior do sertão com uma trama genialmente costurada em uma sequência de acontecimentos cômicos e cheia de muitas reviravoltas. Os personagens representam diferentes classes sociais e existe uma critica a vida difícil do Nordeste do Brasil. O tema gira em torno da avareza, pois o impasse se dá quando o protagonista, o velho Euricão Arábe, pensa que perderá todo o dinheiro que guardava numa porca de madeira.

Apesar de ser uma comédia, o texto promove uma reflexão sobre a relação do ser humano com o mundo físico (representado pela porca) e o espiritual (representado por Santo Antônio). Segundo Ed Paixão, ator que interpreta Eurico Arábe “a montagem de “O Santo e A Porca” através do olhar da Cia. Acordada de Teatrotem um poder imenso de ressignificar este clássico essencialmente nordestino. Nosso grupo de atores é muito diverso em suas origens geográficas e artísticas, acredito que isso seja muito positivo, muito rico”, afirma Ed.

A Cia. Acordada de Teatro é composta por atores argentinos e brasileiros e há dois anos tem trabalhado colaborativamente em todos os setores de produção para chegar ao resultado final. “Embora o trabalho tenha sido predominantemente coordenado pela Ivana, que também é atriz da Cia., podíamos durante o processo sugerir ou evitar mudanças, dialogando com os diretores de modo bastante horizontal, pensar os formatos das nossas máscaras com certa liberdade, confeccionar uma série de adereços, manipular os figurinos, enfim, gostei muito” afirma Eloah Monteiro, atriz que interpreta Benona.

O espetáculo teatral “O Santo e A Porca” estreia na sexta (02) no Circo da Lua, Serra Grande, Uruçuca, às 19:30h e no sábado (03) na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, às 19:00h. Classificação: 12 anos.