Secretarias serão integradas e lista está praticamente fechada

Alcides, nome certo
Arquivo/Maurício Maron

Exclusivo. Logo que assumir a Prefeitura de Ilhéus, Mário Alexandre vai propor à Câmara de Vereadores uma reforma administrativa. Entre as medidas que deverá propor está a incorporação da gerência de Interior e secretaria de Agricultura e a de Planejamento e Meio Ambiente. A primeira ainda não tem um nome definido para ocupá-la. Dois nomes aparecem como "possíveis indicados": o agricultor Angelito Dias e o ex-vereador Walmir de Inema. Os dois foram secretários no governo Newton Lima. No caso da pasta de Planejamento e Meio Ambiente, ela será ocupada pelo vice-prefeito José Nazal tendo como principal assessor o ex-dirigente da 13a. Ciretran, Mozart Aragão, que já deixou o cargo do Estado para compor o novo governo.

Fontes ligadas ao prefeito eleito e à deputada Ângela Sousa dão como "martelo batido" o nome que foi antecipado pelo Jornal Bahia Online para ocupar a secretaria de Serviços Urbanos. Jorge Cunha, ex-homem forte no governo Valderico Reis, vai ocupar o cargo. Na educação, uma incógnita: a professora Eliane Oliveira da Silva é o nome técnico para o cargo. Mas Marão pode optar por uma composição política, indicando o vereador eleito Paulo Carqueira. Com isso ele arrumaria o xadrez dos compromissos políticos, abrindo vaga na Câmara para o desportista Néo Bastos, primeiro suplente e recriando a superintendência de esportes para nomear o professor de educação física, Danilo Rabat.

Outros nomes confirmados na equipe do futuro governo: Alisson Mendonça (secretaria de Governo), Alcides Kruschewsky (Secretaria de Comunicação), a primeira-dama Soane Galvão (Secretaria de Assistência Social), Bento José Neto (Administração) e Fabiano Resende (Procuradoria Jurídica). Na cultura, o nome de preferência da deputada Ângela Sousa é o do produtor cultural Maurício Corso. Mas um nome não está descartado para aparecer como surpresa: o de Bruno Susmaga, ator e diretor teatral. Outra indefinição diz respeito à pasta de Turismo. Indicação do PSD estadual, o nome apurado apenas como "Lobão", que seria uma indicação de integrantes da ABAV não vê vantagem financeira para deixar Salvadore exercer a função de secretário em Ilhéus e estaria propenso a não aceitar o cargo.