Serrana é a campeã da Copa Ilhéus de Futebol

Festa e título
Divulgação

O time Serrana, que reúne jogadores de várias localidades do litoral norte do município, é o grande campeão da Copa Ilhéus de Futebol, cuja final foi disputada no Estádio Mário Pessoa, no último domingo, 20. Após um emocionante empate em 3 a 3, o Serrana conquistou o título inédito na cobrança de pênaltis. O jogo decisivo da Copa atraiu torcedores, dirigentes, desportistas e técnicos governamentais. A promoção do campeonato foi feita pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), em parceria com a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

Para o diretor da Divisão de Esporte da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), Gustavo Bressan, o evento foi um sucesso absoluto, pois conseguiu movimentar o segmento esportivo no município. “Além disso, não podemos esquecer, a Copa permitiu a inclusão de atletas da zona rural de Ilhéus, que jamais jogaram em um estádio municipal”, salienta.

Participaram da competição 16 equipes de futebol masculino, na categoria sub-18. Metade delas, oriundas da sede do município e formadas por atletas nascidos entre os anos de 1998 e 2000. De acordo com Marco Garcia, coordenador da Copa Ilhéus de Futebol, além de cumprir um importante papel social, o torneio atendeu à demanda do trabalho de base com jogadores iniciantes e com bom potencial técnico. 

Aberto no dia 17 de outubro, no ginásio de esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, o torneio foi uma iniciativa da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), mediante convênio com o Instituto de Inovação Tecnológica, Gestão e Desenvolvimento Social (Iades). Para o governo baiano, a Copa é um instrumento que contribui para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a inclusão social, promoção do esporte e incentivo à descoberta de talentos. 

Além das premiações para os times e técnicos, vices e campeões, com troféus e medalhas, também serão contemplados o Artilheiro, o Melhor Goleiro e o Árbitro Revelação. Este último será avaliado por uma comissão formada por representantes das equipes competidoras, Liga Ilheense de Futebol, Coordenação e Divisão de Esporte da Setur.