Mutirão de cirurgias é iniciado no Sul da Bahia‏

Mutirão previsto para diversas cidades
GOVBa

Os exames pré-operatórios do Mutirão de Cirurgias, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começaram a ser realizados nesta segunda-feira (24), em Itabuna. O atendimento está sendo realizado em unidades móveis que ficarão estacionadas no Centro Cultural Adonias Filho até o dia 26. Cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula serão feitas na ação.

Depois de Itabuna, as unidades móveis seguirão para Ilhéus, onde ficarão instaladas na Praça Dom Eduardo, nos dias 28 e 29.  A expectativa é que ao todo sejam realizados 550 procedimentos. As cirurgias serão feitas a partir do dia 31 de outubro, no Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Misericórdia) e no Hospital e Maternidade Ester Gomes.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jássicon Queiroz, explica que o paciente deve ir até o local de atendimento munido de RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. “Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada”, ressalta Jssicon. Ele ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Em Itabuna, o mutirão é destinado aos residentes em Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji, Ibicarai, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã. Em Ilhéus, as consultas estarão disponíveis para os moradores de Ilhéus, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.