Presidência da Câmara afunila e está entre Carqueija e Lukas Paiva

Quem presidirá?
Arquivo

Em primeira mão. Paulo Carqueija e Lukas Paiva disputam a presidência da próxima Câmara de Vereadores de Ilhéus. Um terceiro nome que estaria nesta disputa, o advogado Jerberson Moraes, segundo fontes, tem as chances reduzidíssimas de seguir na disputa pelo fato de ser estreante no Poder Legislativo. A experiência de Carqueija - que já foi vereador por quatro anos - e de Lukas - reeleito - pesa contra o novato.

O Jornal Bahia Online apurou que, no momento, Paulo Carqueija leva uma ligeira vantagem. Mas muito pequena mesmo. Carqueija foi eleito pelo PSD, partido de Mário Alexandre e é uma pessoa de extrema confiança na relação do novo prefeito. Lukas, foi eleito pelo PSB de Bebeto. Mas se aproximou do futuro governo levado pelo neo-aliado Alisson Mendonça, que pelo apoio dado terá uma das secretarias a partir de janeiro.

De acordo com uma fonte que atua nos diálogos pelos gabinetes do Palácio Teodolino Ferreira, sede da Câmara de Ilhéus, apesar da coligação vitoriosa de Mário Alexandre ter elegido apenas quatro vereadores, ele já teria obtido o apoio da maioria absoluta, dando-lhe condições de ter, na futura presidência, um nome de sua confiança. "Só estão de fora, pelo menos por enquanto, os vereadores do PP, PCdoB e do PDT", assegura a fonte. Isso mais por decisão partidária do que propriamente dos eleitos.

Esta mesma fonte assegura que nos últimos dias, com a viagem para descanso do prefeito eleito, as negociações entre os poderes Executivo e Legislativo esfriaram um pouco e cada um dos pretensos candidatos trabalhou por conta própria para tentar obter a maioria necessária que garanta a vitória.

Não se sabe se tentaram ou conseguiram um contato telefônico com quem tem mais interesse de ter um aliado confiável comandando a Câmara e, hoje, estrategicamente, assiste de longe a movimentação.