PCdoB defende aprovação das contas de Jabes

Partido diz que é pela coerência
Imagem meramente ilustrativa

Resolução tomada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Ilhéus, defende a aprovação das contas do prefeito Jabes Ribeiro, que deverão ser julgadas pela Câmara Municipal ainda em novembro deste ano. De acordo com o documento emitido pela direção do partido, o PCdoB considera que o mero excesso de despesas com pessoal, que resultou na reprovação por parte do TCM, não deve levar à condenação pelo juízo político da Câmara de Vereadores.

"Precisamos ser coerentes com nosso posicionamento contrário à demissão dos servidores efetivos não-estáveis, medida que evitaria a ultrapassagem do índice previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal; e com nossa defesa do descongelamento dos salários dos servidores do município, incorporada enquanto compromisso da chapa Cacá e Rodrigo, que defendemos durante as eleições", destaca a nota.

O partido também abre um questionamento a respeito  da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Em tempos de ruptura constitucional, com um novo regime fiscal, de estado mínimo, restrições a investimentos sociais e arrocho nos serviços públicos que está sendo imposto pelo governo golpista sem passar pelo crivo da soberania popular, é necessário questionar a camisa-de-força que a LRF impõe à possibilidade da sociedade definir qual o nível de serviços públicos que deseja, que só pode ser feito com qualidade, se houver valorização dos trabalhadores que prestam esse serviço", afirma.

O Comitê Municipal do PCdoB já solicitou aos seus vereadores para que votem favoráveis à aprovação das contas do prefeito. No entanto, procurado pelo Jornal Bahia Online, Rodrigo Cardoso, uma das lideranças do partido, acende uma luz de alerta que deve preocupar o prefeito Jabes Ribeiro. "Não fizemos imposições. Dialogamos e construímos uma opinião. Vamos em frente, torcendo para que o bom senso prevaleça". A declaração é sobre a garantia dos votos dos comunistas favoráveis ao prefeito de Ilhéus.