Beneficiários do Bolsa Família vão atualizar cadastro

Mais de 900 famílias convocadas
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Mais de 900 famílias de Canavieiras estão sendo convocadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para atualizar os dados no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico). Atualmente, 8.073 famílias estão inseridas no sistema, que é a porta de entrada para as políticas públicas da Assistência Social, a exemplo do Programa Bolsa Família (PBF).

Segundo a Secretaria Interina de Assistência Social, Marise Nascimento, o comunicado de convocação dessas famílias foi emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Caixa Econômica Federal (CEF). “Mas, por conta dos dados de endereço desatualizados, não foi possível entregar as correspondências”, disse a secretária.

Marise Nascimento reforça que a Secretaria da Assistência Social está disponibilizando a lista com o nome destes beneficiários na sede da secretaria, para que os usuários da Assistência Social possam conferir se estão inseridos no programa. "É importante que estas famílias mantenham o cadastro atualizado, para que possam receber os comunicados dos programas sociais", disse a secretária.

Informa Marise Nascimento, a Assistência Social de Canavieiras disponibiliza na relação de beneficiários o nome do titular do cadastro no CadÚnico (responsável familiar), o Número de Identificação Social (NIS) e o bairro onde declarou que morava na última atualização, para que a pessoa consulte se está inserida no programa.

A partir de setembro deste ano mais 242 famílias de Canavieiras foram  beneficiadas com o Programa Bolsa Família (PBF). Com as novas inclusões, o Governo Federal repassa para o Município um total de R$ 1.024.770,00 para as 5.289 famílias inseridas do programa de transferência de renda, aumentando o consumo e a produção de bens local.

A análise é criteriosa, informa a secretária, e as concessões de benefícios do PBF passam por auditorias para averiguação das informações de renda das famílias, realizando uma filtragem em toda a base de dados do município. “Por isso é importante que os beneficiários estejam atentos a atualização do cadastro, já que para continuar recebendo o valor é preciso atender a alguns requisitos”, revela a secretária.

Além da inserção dessas famílias na economia, os membros dessas famílias também são inseridos nos programas oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras). “No caso das crianças, colocamos nas oficinas; os idosos, no grupo de convivência Bem Viver; e o adulto, matriculamos nos cursos de geração de renda, que atuam como uma ‘porta de saída’ dos beneficiados do programa e sua volta ao mercado de trabalho”, concluiu.