Cacá debate com servidores públicos; Marão não apareceu‏

Cacá lamentou ausência de Marão para debater sobre funcionalismo e o caos deixado pelo governo de Newton, que ele foi vice
Ascom

O candidato a prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões, anunciou na noite de ontem (26) que, caso seja eleito no próximo dia 2, vai criar o SAC Municipal, como forma de centralizar os serviços prestados pela administração, permitindo ao cidadão o direito de resolver em um só lugar todas as suas demandas com a Prefeitura. O SAC Municipal vai funcionar ao lado do SAC estadual, no espaço hoje ocupado pelo Mercado de Artesanato, que ganhará maior visibilidade no projeto de urbanização da avenida Soares Lopes. Cacá também anunciou que vai criar na nova sede administrativa do bairro da Conquista, prédios anexos para sediar as secretarias municipais de Saúde e Educação, setores considerados por ele como prioritários da sua futura administração.

O candidato da Coligação Avança Ilhéus, que é o atual vice-prefeito, destacou ainda o cumprimento rigoroso do calendário de pagamento dos servidores e comparou ao período que considerou “desastroso” do antecessor Newton Lima, que além de atrasar pagamento todos os meses deixou uma dívida de 37 milhões em salários, pagos pela atual gestão. “É bom lembrar que o vice de Newton, que hoje é candidato a prefeito, deveria estar aqui para debater comigo, mas fugiu do debate”, disse, mandando um recado direto ao candidato Mário Alexandre, ausente ao encontro.

Aumento de salário - “Quero firmar um compromisso com vocês: agora que estamos retomando as condições financeiras favoráveis, porque agimos com responsabilidade na condução do bem público, vamos sentar e, responsavelmente, abrir o diálogo para decidir por um aumento para o servidor”, disse.

Cacá reconheceu a necessidade de chamamento de mais 200 salva-vidas para o quadro efetivo da administração, mas disse que hoje isso não é possível por que precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Disse também conhecer as necessidades da Guarda Municipal, incluindo o adicional de 30% de periculosidade que a categoria tem direito, mas que no momento não tem de onde tirar este recurso. E garantiu que vai analisar a capacidade técnica e equiparar os salários dos agentes da Sutran.

Na série de perguntas sobre saúde, Cacá falou dos investimentos feitos nos últimos quatro anos e disse que com a inauguração do Hospital Costa do Cacau, ano que vem, já há um acordo estabelecido com o governado do estado para transformar o Hospital Regional em um Hospital Municipal Materno-Infantil, mas mantendo um pronto atendimento para casos de urgência e emergência.

Caos encontrado na saúde - Também anunciou que vai recuperar mais postos e humanizar o atendimento a partir do concurso público realizado este ano, disponibilizando mais médicos, enfermeiros e atendentes. “Em quatro anos, o governo que teve Mário Alexandre como vice deixou 8 milhões em débitos na saúde.  Dos 28 carros, apenas seis funcionando. O Samu com 3 ambulâncias e todas em péssimo estado de conservação. 18 postos de saúde fechados. 28 funcionando muito mal”, lamentou.

O evento, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, disponibilizou cinco perguntas iguais para todos os candidatos presentes. Para o evento foram convidados como espectadores apenas os servidores públicos municipais efetivos. Cacá esteve durante todo o tempo acompanhado do seu vice, o sindicalista Rodrigo Cardoso. “A escolha de um sindicalista para compor a nossa chapa é, por si só, a certeza de que tenho um olhar especial e diferenciado aos trabalhadores da minha terra e aos servidores públicos municipais”, afirmou Cacá.