Adolescentes participam de palestra na Casa Lar Masculina

Adolescentes participam de palestra na Casa Lar Masculina de Ilhéus
Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus promoveu, em parceria com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, uma palestra sobre DST, Aids e Hepatites virais para os adolescentes acolhidos na Casa Lar Masculina. A instituição atende atualmente a 11 meninos que foram encaminhados através da Vara da Infância e da Juventude ou que viviam situações como problemas familiares, vulnerabilidade social, entre outros.

A Casa Lar representa um dos grandes avanços na política de assistência social do Município e está em pleno funcionamento no bairro Jardim Savóia, zona norte do município. A instituição funciona em permanente conta com o Juizado da Infância, Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, entre outros organismos.

O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Kácio Brandão, explica que a Prefeitura trabalha em rede para ofertar aos adolescentes acolhidos pelo município e aos que frequentam os grupos de convivência do Centro de Assistência Social (Cras), um meio que proporcione mais qualificação para o mercado de trabalho.

Equipe - O grupo de trabalho da Casa Lar é composto por psicólogo, assistente social, monitores sociais, cuidadores e coordenadores. O serviço está em funcionamento desde novembro de 2013 e proporciona aos jovens abrigados acesso à educação, acompanhamento psicossocial, atividades esportivas e cursos profissionalizantes.

A coordenadora da Casa Lar Masculina, Mara Borges, destacou que “através de parcerias, buscamos orientar esses jovens e através da equipe técnica, avaliamos as aptidões dos adolescentes para realizar atividades de acordo com as expectativas e desejos deles”. Segundo ela, a palestra foi muito proveitosa, pois os garotos puderam tirar dúvidas em torno do assunto.