Obra vai urbanizar e ordenar tráfego na Praça Maçônica

Obras vão melhorar importante área da cidade
Ascom/Charles Kitan

Máquinas e profissionais da Prefeitura de Canavieiras iniciaram nesta quinta-feira (15), as obras de requalificação da praça Maçônica, uma das maiores e mais frequentadas da cidade. As modificações preveem, sobretudo, o ordenamento do tráfego e a urbanização, com a finalidade de dotar esse importante equipamento urbano de funcionalidade.

De acordo com o prefeito Almir Melo um projeto completo de requalificação da praça Maçônica já se encontra no Siconv, o Portal de Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal. Enquanto o Governo Federal aprova a liberação dos recursos para a obra, o prefeito Almir Melo resolveu dar início às melhorias no local.

A praça Maçônica é um dos mais importantes entrocamentos urbanos de Canavieiras e liga o centro da cidade com os bairros Birindiba, Sócrates Rezende, São Sebastião, Tancredão, Antônio Osório e Jardim Burundanga. Esses bairros possuem uma grande densidade populacional e ainda abrigam uma área comercial bastante diversificada, com lojas de material de construção, supermercados, dentre outros ramos.

Explica o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, que a praça Maçônica sempre foi um equipamento urbano dotado de funcionalidade, utilizado, inclusive, para o lazer e promoção de grandes eventos. “Entretanto, após uma desastrada reforma feita na gestão anterior, retiraram as pedras portuguesas e o local foi transformado numa área cimentada, sem qualquer funcionalidade, sofrendo os efeitos do sol e chuva”, disse o secretário.

No projeto da primeira etapa de requalificação, a nova praça ganha destaque na mobilidade, com a abertura de uma rua, evitando o intenso e congestionado tráfego de carros, motos e bicicletas. “Com esse projeto de mobilidade solicitado pelo prefeito Almir Melo, vamos acabar com o caos no trânsito daquela área, deixando-o mais tranquilo”, informa Lucas Rodrigues.

Nessa primeira intervenção também será executado um projeto de paisagismo, com a finalidade de humanizar o equipamento, fazendo com que as pessoas possam voltar a frequentar o local como faziam antes. “Vamos implantar uma área gramada e introduzir algumas plantas próprias para o paisagismo de praças”, disse o secretário de Obras.

Além da mobilidade, o projeto vai dotar a praça Maçônica de equipamentos com o objetivo de dar funcionalidade aos diversos usos, inclusive uma área destinada ao comércio de hortaliças, em determinados dias da semana. Na primeira etapa da obra serão feitas algumas mudanças até que os recursos sejam liberados pelo Governo Federal.