Dom Ceslau visita Hospital de Base e aprova melhorias

Mais investimentos no Hospital de Base
Secom/Wilson Oliveira

O bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, visitou hoje o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e aprovou os investimentos feitos pela Prefeitura na recuperação de leitos, enfermarias e demais dependências. O líder católico, que estava acompanhado do vigário-geral da Diocese monsenhor Moizés de Souza, foi recebido pelo prefeito Claudevane Leite e pelo diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Silvane Chaves, que explicou o que o município faz na unidade de referência da saúde pública da região sul da Bahia.

Na Enfermaria A, por exemplo, foram reformados todos os leitos, enquanto a área externa do hospital ganhou nova cobertura. “As recentes reformas serão entregues à população no próximo dia 27”, disse Silvane Chaves.

O diretor da FASI informou ainda que na enfermaria se procedeu à troca dos caixões de porta e portas e de todas as camas hospitalares, pintura, além da reforma da área disponibilizada para enfermagem e medicação.  

“Com isso, a enfermaria passará a contar com dois apartamentos exclusivos para internamento de pessoas com doenças infectocontagiosas e que precisem ficar em área de isolamento”, explicou.    O diretor Silvane Chaves apresentou aos religiosos a área da hemodiálise criada, exclusivamente, para pacientes internados no Hospital de Base que precisam do atendimento especializado e o serviço de nutrição totalmente requalificado, onde atualmente sete nutricionistas trabalham diuturnamente.

“O Hospital de Base é o único hospital municipal do interior da Bahia a contar com um serviço completo e estruturado de nutrição, o que inclui a suplementação nutricional, destinado para casos específicos como a desnutrição e glicemia descompensada. Com a alimentação especifica se diminui os dias de permanência do paciente no internamento, com reflexos positivos na diminuição dos custos para a administração hospitalar”, sublinhou.

Na oportunidade o bispo Dom Ceslau Stanula e monsenhor Moizés de Souza conheceram as áreas internas do Hospital de Base já entregues e que estão a serviço da população, como os 20 leitos da área emergencial que foram inaugurados recentemente com o intuito de desafogar as internações temporárias do Pronto Atendimento. Os avanços na unidade referencial de saúde pública foram considerados bastante significativos pelo bispo diocesano que parabenizou o modelo de gestão desenvolvido pela atual administração.

“Com esta visita, conheci os serviços de qualidades oferecidos aqui nesta unidade hospitalar, desmitificando aquela situação de calamidade pública. São inúmeras as melhorias que foram realizadas, tudo pensado num melhor atendimento à população, principalmente para quem depende do Sistema Único de Saúde” destacou Dom Ceslau.  

Já o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, afirmou que a ampliação e requalificação dos serviços do Hospital de Base representam o resultado de uma decisão da atual gestão municipal, que se iniciou em 2013, com o objetivo de elevar a qualidade da saúde pública prestada aos itabunenses.

“Somamos todos os esforços disponíveis, com o intuito de melhorar o atendimento e a qualidade do nosso único hospital público. Já estamos colhendo os resultados desses investimentos. Até o próximo mês de dezembro também serão reformados os cinco centros cirúrgicos do Hospital de Base que atualmente é outro. Quem ganha com isso são os pacientes que podem contar com um hospital qualificado e bem estruturado”, concluiu Vane.