Mais 242 famílias são integradas ao Programa Bolsa Família

Encontros e Oficinas de trabalho do Cras
Ascom/Walmir Rosário

A partir de setembro deste ano mais 242 famílias de Canavieiras estão sendo beneficiadas com o Programa Bolsa Família (PBF). Com as novas inclusões, o governo federal repassa para o município um total aproximado de R$ 1.024.770,00 para as 5.289 famílias inseridas do programa de transferência de renda, aumentando o consumo e a produção de bens local.

Segundo a secretária interina da Assistência Social, Marise Nascimento, atualmente 8.073 famílias estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadúnico). “O sistema é a porta de entrada para as políticas públicas da Assistência Social, entre elas, o próprio PBF. O governo federal utiliza os dados coletados nesse cadastro para implementar políticas específicas em cada município que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que as famílias de baixa renda estão expostas”, explica.

Relata Marise, a análise é criteriosa e as concessões de benefícios do PBF passam por auditorias para averiguação das informações de renda das famílias, realizando uma filtragem em toda a base de dados do município. “Por isso é importante que os beneficiários estejam atentos a atualização do cadastro, já que para continuar recebendo o valor é preciso atender a alguns requisitos entre eles os compromissos assumidos com a educação e a saúde dos filhos”, disse.

A assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) destaca que além da inserção dessas famílias na economia, os membros dessas famílias também são inseridos nos programas oferecidos pela Secretaria. “No caso das crianças, colocamos nas oficinas; os idosos, no grupo de convivência Bem Viver; e o adulto, matriculamos nos cursos de geração de renda, que atuam como uma ‘porta de saída’ dos beneficiados do programa e sua volta ao mercado de trabalho”, disse Ana Angélica.

Em Canavieiras, diversas oficinas são realizadas com os beneficiários do Programa Bolsa Família. Os jovens e adolescentes têm à disposição oficinas de esportes (jiu-jitsu, judô, futebol, dança e teatro), enquanto os adultos podem participar de cursos e oficinas nas áreas de beleza, artes culinárias (confeitaria e salgados), artesanato, dentre outros.