Política
Indicadores sociais de municípios do Litoral Sul serão lançados segunda
Evento acontece no Campus da Uesc

Crédito: Ascom/Jonildo Glória

Indicadores sociais referentes à saúde, educação, bens naturais comuns, economia, meio ambiente e mobilidade das 26 cidades que compõem o território Litoral Sul serão lançados durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, nesta segunda (05), às 14h, no Auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz. Esses dados são um diagnóstico dos municípios e permitem que a população e os candidatos avaliem os desempenhos das gestões nos últimos sete anos.

Os candidatos a prefeito presentes no evento receberão, em primeira mão, um conjunto de 61 indicadores - levantados pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com o Instituto Arapyaú - que poderão ser utilizados em suas campanhas, servido como base para seus programas de governo. São dados que traduzem quantitativamente o desempenho dos municípios e permitem o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas. Esses importantes instrumentos auxiliam no planejamento de cidades mais sustentáveis, e são fundamentais para fixar metas de resultados e promover a participação da sociedade civil como corresponsável pelas decisões tomadas.

O evento vai receber o empreendedor social e coordenador nacional do  Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, que vai explicar como funciona esta agenda para os municípios e o alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os candidatos que se disponibilizarem a aderir ao Programa participarão da cerimônia de assinatura da carta compromisso e, além de seus nomes serem amplamente divulgados, receberão uma carta de agradecimento e o selo "Cidade Participante do Programa Cidades Sustentáveis", para ser usado na campanha.

Mais de 300 municípios brasileiros já aderiram ao PCS e receberam, gratuitamente, instrumentos e um banco de boas práticas com ações de gestores de cidades do mundo inteiro. Inspirando as gestões municipais a utilizarem seus próprios indicadores como referências para planejamento e execução de políticas públicas, o programa considera uma abordagem sistêmica sempre com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, integrando os diferentes campos que interagem no município, como econômico, social, ambiental, tributário, tecnológico e cultural.

O evento será aberto ao público e contará com a presença da reitora da UESC, Adélia Pinheiro; da assessora do programa, Clara Meyer; do diretor superintendente do SEBRAE-Bahia, Adhvan Furtado, e de gestores de Campinas (SP) e de Abaetetuba(PA), que partilharão experiências bem sucedidas baseadas no programa. Haverá, ainda, celebração de compromissos entre a UESC, o Instituto Nossa Ilhéus e o Programa Cidades Sustentáveis. Na ocasião, o Sebrae também fará apresentação sobre Política Pública de Desenvolvimento de Micro e Pequena Empresa.

O Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável é uma realização do Instituto Nossa Ilhéus, da UESC e do Sebrae e tem o apoio do Instituto Arapyaú, da Amurc e do Instituto Nossa Uruçuca. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil organizada e apartidária, realizado pela Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Brasileira por Cidades justas, Democráticas e Sustentáveis. Sociedade civil e candidatos podem se inscrever acessando goo.gl/Yw48a9 ou na hora do evento. Para conferir a programação e mais informações, acesse www.nossailheus.org.br ou pelo telefone 73 3017-1746.

Território Litoral Sul – Abrange os municípios de: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Também podem assinar a carta compromisso candidatos de municípios de outros territórios.




Evento acontece no Campus da Uesc

Crédito: Ascom/Jonildo Glória

 
Mais Notícias
   22/8/2017 - PT da Bahia anuncia 4 mil novas filiações em um mês
   8/8/2017 - Saída de Fernando do DEM implode partido em Itabuna
   7/8/2017 - ´A Bahia não ficará de joelhos´, diz Rui sobre boicotes de verbas
   15/6/2017 - Toma posse o novo diretório do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus
   15/5/2017 - Bahia bate recorde de prefeitos inscritos na Marcha a Brasília
   9/4/2017 - Carmelita elege sucessora e mantém hegemonia no PT de Ilhéus
   15/3/2017 - Protesto contra Reforma da Previdência e ´Fora Temer´ ganharam as ruas de Ilhéus
   23/2/2017 - Conselho de Entidades debateu no Ministério da Agricultura riscos à Ceplac
   17/2/2017 - Vice-prefeito de Ilhéus participou do Encontro Nacional da Rede Sustentabilidade
   8/2/2017 - PT nega que esteja ocupando cargos e desautoriza filiados a ocupá-los
   5/2/2017 - Vitinho é nomeado assessor técnico da SIHS por Rui Costa
   1/2/2017 - Lançado Portal da Sala da Cidadania, com serviços de reforma agrária
   27/1/2017 - Eleito com apoio do governo, novo presidente da UPB rasga elogios a Rui
   25/1/2017 - Com 206 votos, Eures Ribeiro se elege presidente da UPB
   5/1/2017 - Carqueija escolhido líder do governo na Câmara
   20/11/2016 - PT reafirma unidade no partido e com o governo baiano
   16/11/2016 - PT faz encontro para debater resultado das eleições municipais
   11/11/2016 - MPF diz que pagamentos suspeitos superam 3,3 bi de reais
   3/11/2016 - Veloso, Geraldo e Roland denunciados em ´Farra das Passagens´ no Congresso
   1/11/2016 - Comissão aprova projeto que torna vaquejada manifestação cultural‏



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout