Mercado de Artesanato será integrado ao projeto turístico e comercial da avenida

Cacá visita comerciantes do Mercado de Artesanato
Ascom/Nadson Carvalho

Criatividade, talento, organização e bons negócios. Para o empreendedor Cacá Colchões, candidato a prefeito pela Coligação Avança Ilhéus, estes ingredientes são que consolidam o modelo vitorioso de Economia Criativa em Ilhéus. Cacá e Rodrigo Cardoso visitaram na tarde desta segunda-feira (29) todas as 85 lojas do Mercado de Artesanato, localizado no centro da cidade. O mercado, um dos pontos mais procurados por turistas, abriga um número significativo de microempreendedores individuais formalizados a partir da iniciativa e do apoio dado por Cacá Colchões quando acumulou a função de secretário municipal da Indústria e Comércio. No período, a cidade avançou de 1.500 para 4.500 MEIs, ganhando destaque nacional.

Durante a visita, Cacá e Rodrigo dialogaram com comerciantes e artesãos sobre novas iniciativas de fomento ao turismo e de estímulo ao comércio. Cacá lembrou que iniciou sua vida empresarial na Central de Abastecimento do Malhado e destacou que dará uma atenção especial ao modelo de economia do pequeno negócio, que é o setor que mais emprega no Brasil. Entre as medidas anunciadas, Cacá destacou sua proposta de transferir o Mercado de Artesanato para uma requalificada Avenida Soares Lopes, um projeto seu para os próximos anos que vai tornar a artéria um ponto de lazer, entretenimento e negócio. Dentre os equipamentos previstos está um Shopping Center. No local onde funciona hoje, Cacá vai implantar um SAC municipal, para atender a demanda de serviços da população.

Mais preparadoComerciante e também presidente da Associação do Mercado de Artesanato de Ilhéus (AMAI), Val Espinheira afirmou que Cacá é o candidato melhor preparado para assumir a prefeitura do município. “Eu voto em Cacá porque ele é sangue novo, é empreendedor e estamos precisando de uma mente empreendedora”, ressaltou. Ana Menezes, há 15 anos instalada no Mercado de Artesanato, explica o porquê de Cacá ser o melhor para Ilhéus. “Está se aproximando o verão e precisamos de investimentos no turismo, acredito que Cacá fará Ilhéus avançar muito mais”, disse, confiante.

Outro projeto de Cacá Colchões para Ilhéus é o investimento no turismo com a consolidação de um calendário divulgado com antecedência e consolidado junto aos polos emissores de turistas. “Ilhéus é a Terra de Gabriela, de Jorge Amado e do Cacau. Precisamos explorar isso, atrair investidores e turistas”, ressaltou Cacá, que fez questão de marcar uma reunião com todos os empresários e pequenos empreendedores que possuem lojas no Mercado de Artesanato, para debater e ampliar suas propostas para o grupo. “Meu governo será participativo, quero ouvir as pessoas e transformar esta parceria em um novo jeito de governar”, finalizou.