Requalificação da Praça Santo Antônio entra na reta final

Em Ilhéus, requalificação da Praça Santo Antônio entra na reta final
Secom/Gidelzo Silva

 A obra de requalificação da Praça Santo Antônio, situada no bairro da Conquista, em Ilhéus, é executada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e de Serviços Urbanos (Secsurb). Segundo informações do arquiteto Paulo Goulart, os trabalhos agora estão em sua fase final.

Goulart explica que está em andamento a operação de recuperação da rua no entorno da Praça. Depois, restarão os serviços de pintura, poda das árvores e limpeza geral, além da conclusão da operação tapa-buracos (em paralelos) do entorno do espaço.

O arquiteto lembra que na praça já houve benefícios como a recuperação do piso, que consistiu na troca das antigas pedras portuguesas por blocos de concreto, manutenção dos equipamentos de lazer infantil, revitalização dos bancos, melhorias no sistema de iluminação pública e construção de rampas para cadeirantes para garantir meios de acessibilidade.

Também conhecido como Largo Santo Antônio, o espaço é bastante frequentado nos fins de semana por possuir diversos bares e botecos. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, as intervenções urbanas naquela localidade contam      com o trabalho de oito operários, que atuam em sistema de revezamento. Ele comenta que as chuvas dos últimos dias atrapalharam o andamento da obra.

A requalificação da Praça Santo Antônio integra um conjunto de intervenções que visa recuperar espaços importantes de lazer, convivência e contemplação da cidade. Depois de requalificar equipamentos tradicionais de Ilhéus, como a antiga praça Cairu e as praças São João Batista, no Pontal, e Antônio Vianna, na Cidade Nova, as duas últimas por meio do Programa “Adote uma Praça”, a Prefeitura de Ilhéus segue no resgate de áreas relevantes do município.

Tapera - Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a Prefeitura de Ilhéus investe na construção de novas praças para lazer e convivência. Uma delas é a praça criada na rua D, no Alto da Tapera, localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora das Graças. De acordo com o secretário César Benevides, o espaço conta com serviços de pavimentação, assentamento de bancos, colocação de meios-fios, poda de árvores, projeto de paisagismo e melhorias no sistema de iluminação. “Além disso, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança ao espaço e aos seus usuários, também estamos construindo um muro de concreto voltado para a contenção da encosta”, ressalta César.