Apae promove ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Apae Canavieiras comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Ascom/Charles Kitan

Com o tema “O Futuro se faz com a conscientização das diferenças”, a Associação de Pais e Alunos de Canavieiras (Apae) realiza, na semana de 22 a 26 de agosto, diversas ações dentro da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. As atividades começaram nesta segunda-feira (22), com um desfile que iniciou na Unidade de Saúde Talma Cajueiro, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, até chegar à Escola Raio de Sol, sede da instituição em Canavieiras.

Além dos pais, alunos e funcionários da Apae, o desfile de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou com a participação de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e alunos das salas multifuncionais das escolas Noécia Cavalcante, São Boaventura e Antônio Carlos Magalhães (ACM).

Nesta terça-feira (23), foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores, com uma palestra realizada pela professora da Apae, Andreza Braz. “Esta semana é um momento em que as Apaes realizam ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão”, afirma a professora.

A programação segue na quarta-feira (24) com um passeio ao laticínio Dahler. No dia seguinte, haverá uma confraternização com a presença dos pais dos alunos, onde haverá uma amostra dos serviços oferecidos pela instituição, e avanços que aconteceram nos últimos anos, através de slides. O encerramento dos trabalhos será na sexta-feira (26), com apresentações dos alunos.

Segundo a diretora da Escola Raio de Sol, Isa Ramalho, a programação tem por objetivo apresentar o potencial artístico, intelectual e atlético dos alunos. “Nós oferecemos oficinas de dança, artesanato, leitura e culinária. Por isso, qualquer evento é um motivo para eles mostrarem o que aprendem aqui”, afirma a diretora.

A Apae de Canavieiras foi fundada há 17 anos, na gestão do prefeito Almir Melo, e presta assistência a 134 crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Grande parte desses alunos já foi inserida nas escolas do município (Noécia Cavalcante, ACM e São Boaventura, através das salas multifuncionais), com a finalidade de promovera inclusão. A instituição conta com uma equipe de profissionais e voluntários, como assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, pedagogas e arte-educadora.