Programa Bolsa família atende no modelo sala de espera

Orientações e palestras para beneficiários do Bolsa Família
Ascom

O Programa Bolsa Família (PBF), gerenciado pela Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, está atendendo seus usuários no sistema “sala de espera”. O projeto é um espaço coletivo de escuta e informações dirigido aos beneficiários do programa, com o objetivo de informar acerca de seus direitos socioassistenciais.

Diariamente, dezenas de pessoas, além de esperar para efetuar o cadastro que permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda do município, também se informam com as técnicas Ana Angélica, Fernanda Rocha e Mirna Juliana, com orientações por meio de palestras e encaminhamentos quando necessários. “Queremos otimizar o tempo de espera dessas pessoas que aguardam o atendimento”, afirma a assistente social Ana Angélica.

A última ação realizada pela equipe, nesta quinta-feira (18), contemplou uma roda de conversa com os usuários sobre sobre as condicionalidades para participação do programa. “Eles se mostram bastante interessados sobre seus direitos, e as condicionalidades para que não percam o benefício, como a renda mínima e os compromissos assumidos com a educação e a saúde dos filhos”, explica Ana Angélica.

De acordo com a assistente social, além da inserção dessas famílias na economia, os beneficiários do Bolsa Família passam por diversos programas de convivência, com o objetivo de reinseri-los também na sociedade. “Promovemos oficinas para que essas pessoas possam aprender uma profissão, que será uma “porta de saída” dos beneficiados do programa e sua volta ao mercado de trabalho”, relata a técnica.