Moradores de Hermelândia recebem equipe do programa ´Saúde em Ação´

Atendimento de saúde no interior com coleta de sangue
Ascom/Charles Kitan

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento continua promovendo a saúde na zona rural. Nesta quarta-feira (17), a equipe – formada por médico, enfermeiras , funcionários do laboratório São Lázaro (do Hospital Régis Pacheco) e agentes comunitários de Saúde atendeu aos moradores de Hermelândia, na escola Clarindo José dos Santos.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Helma Valiense, na localidade  foi realizado um total de 112 atendimentos: 31 consultas médicas, 45 verificações de pressão arterial e glicemia, seis consultas de enfermagem e 30 aplicações de vacina. “Nós promovemos uma saúde de Atenção Básica, que tem como diretrizes a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde”, afirma.

De acordo com Helma Valiense, o programa completa estratégia da secretaria de cobrir todo o território de Canavieiras com os serviços de saúde. ”Semanalmente – a cada quarta-feira - uma equipe multidisciplinar se desloca a uma determinada comunidade. Na última semana, estivemos no povoado do Estreito, onde 35 pacientes foram atendidos para consulta médica, 45 para verificação de pressão arterial e glicemia, 10 consultas de enfermagem e 20 vacinações, num total de 110 atendimentos”, afirma.

A Secretária da Saúde, Roberta Barros, afirma que os pacientes desses locais mais afastados têm um perfil específico. “A maioria não procura uma Unidade de Saúde da Família (USF) há anos. Por isso, os serviços prestados nesses locais terão a mesma qualidade dos oferecidos nas (USFs) localizadas no centro de nos bairros “A única diferença é que os moradores desses locais não precisarão mais se deslocar até a sede para receber o atendimento médico”, afirma a secretária.

Dentre os exames mais frequentes que serão oferecidos pelo programa “Saúde e Ação” estão os de hipertensão e glicemia, sífilis, HIV, e outros que possam diagnosticar doenças, especialmente as transmitidas pelo Aedes aegypt, como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. “A ideia é privilegiar a prevenção das doenças. Nos casos mais graves, ou que exigem um atendimento especializado, esses pacientes são encaminhados para o Hospital Régis Pacheco”.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde, os próximos locais a receberem a equipe do “Saúde em Ação” no mês de agosto serão a Fazenda Sulamérica (dia 24) e Fazenda Mendes (dia 31). “Lembrando ainda, que além desses mutirões de serviço, acontece semanalmente no interior – cada semana em uma localidade – o atendimento médico e de enfermagem”, conclui a secretária.