Obras adequam hospital para receber Rede Cegonha

Hospital Régis Pacheco
Ascom/Walmir Rosário

Para qualificar o atendimento prestado à população, está em fase de conclusão a reforma do espaço físico do Hospital Municipal Régis Pacheco, realizada pela Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento. As intervenções buscam proporcionar condições dignas de trabalho aos profissionais da instituição e de melhor atendimento ao usuário.

Segundo o secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, trata-se de dois trabalhos distintos. “Temos em andamento os serviços realizados com recursos próprios, que abrangem pintura, adequações de alguns setores que mudaram de local, recuperações de forros, novas instalações elétricas, e também as obras que irão atender às adequações de ambiência no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde”, explicou o secretário.

Baseado nos princípios da humanização e da assistência do parto, do nascimento e da saúde da criança, o projeto, aprovado pelo Ministério da Saúde, inclui reforma, ampliação e equipamentos para adequação do setor de Obstetrícia e Maternidade do Hospital. “Para encerramos este projeto, falta apenas a área de admissão das parturientes e a adequação da sala de acolhimento”, disse o secretário.

A secretária da Saúde, Roberta Barros, afirma que as gestantes que buscarem a maternidade para a realização do parto irão dispor de uma área exclusiva no Hospital Régis Pacheco. “Assim que derem entrada, serão encaminhadas à sala de acolhimento, em seguida, à sala admissão de parturientes e quarto de parto, depois encaminhada ao alojamento”, explica a secretária.

Nesse sentido, foram finalizados e já estão em funcionamento dois quartos no perfil PPP (espaço destinado ao pré-parto, parto e puerpério) que irão permitir a realização do procedimento com a assistência apropriada e a oferta de um ambiente mais aconchegante à gestante. Também foi concluído o ambiente de solarium e deambulação (passeio e exercícios), conforme os procedimentos do pré e do pós-parto.

As obras de melhoria de infraestrutura realizada pela Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Canavieiras também estão em ritmo acelerado. “Já fizemos as adequações para o descanso médico e a área administrativa. A próxima etapa abrande reforma e pintura da recepção e da sala de espera, adequação das instalações elétricas e hidráulicas e pintura da emergência, pintura e reforma do ambulatório e da triagem, do consultório odontológico, dos sanitários da recepção, da diretoria e pintura da área externa.

Segundo Lucas Rodrigues, após a conclusão destas áreas e após aprovação da Diretoria Regional de Saúde, serão realizadas as obras do refeitório e cozinha que estão paradas aguardando a aprovação do projeto. “Todas ações estão acontecendo sem interferir no andamento da rotina do hospital”, conclui.