Professor universitário promove oficina para agentes de endemias

Professor promove Oficina de mosquitoeira
Ascom

Os agentes de endemias da Secretaria da Saúde e Saneamento de Canavieiras participaram de uma oficina, no auditório da secretaria, onde aprenderam a confeccionar “mosquitoeiras” usando garrafas pets, a fim de atrair mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. A aula foi ministrada pelo professor da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lauro Roberto da Silva Witt.

Segundo o professor, o equipamento foi criado no Laboratório de Criatividade (Lace) da Furg, que há 15 anos desenvolve projetos ecológicos. “Já produzimos 23 modelos dessa isca no Lace. Alguns mais elaborados, com luz, ventilador e até mesmo exaustor, tipo aspirador de pó”, afirmou o professor universitário, acrescentando que iscas no mesmo estilo e com a mesma finalidade são vendidas na internet por até R$ 400,00.

O professor Lauro Witt Explica que o equipamento não é destinado exclusivamente a acabar com os mosquitos. “A ideia é salvar vidas e proporcionar conforto, e essa isca tem uma eficácia incrível também contra outros insetos como as moscas, que causam desconforto e transmitem doenças”, garantiu.

No fundo da garrafa, explica o professor, coloca-se fermento biológico e açúcar. “O CO2 liberado pela reação de fermentação atrai a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é quem pica. Em até meia hora, a isca enclausura e mata o mosquito de maneira específica. O açúcar, por sua vez, chama as moscas”, explica.

Trabalhando com tema ecologia e tecnologia desde 2001, no ano passado, as pesquisas do professor Lauro Witt deram margem ao incentivo à prática esportiva, usando material reutilizável. E o professor trouxe a Canavieiras o projeto de desenvolver pranchas de stand-up paddle com garrafas pet, também desenvolvida na Lace.

Segundo Witt, pelo Brasil o esporte ganha novos adeptos a cada dia e, por isso é mais uma forma de divulgar a cidade em todo o país. “Aliei meus conhecimentos da Física com o da sustentabilidade. A prancha de garrafas cumpre as mesmas finalidades de uma prancha original: flutuar e deslocar-se. Com o benefício de ter um custo menor, e, assim, ser acessível aos moradores de Canavieiras”, disse o professor.