Devotos viajam para homenagear N. S. da Ajuda

Esforço e fé
Ascom

Na manhã desta quinta-feira (11) centenas de canavieirenses devotos de Nossa Senhora da Ajuda começaram a se deslocar para Porto Seguro. A finalidade é homenagear a Santa, na segunda-feira (15), no Santuário no bairro do Arraial da Ajuda, uma penitência realizada todos os anos por romeiros de várias cidades.

De Canavieiras, os devotos de Nossa Senhora da Ajuda viajam a pé, em grupos, caminhando pela praia, em jornada com até três dias de duração, utilizando canoas e lanchas na travessia dos rios. Outros se deslocam a Porto Seguro por via terrestre, em motos, carros próprios, vans e ônibus e até mesmo de bicicletas.

Dois grupos de ciclistas: o Amigos do Pedal e o H2O promovem essas viagens com dois objetivos: religioso e de confraternização. Este ano, o grupo ciclístico H2O parte com 17 componentes, conforme explica um dos seus integrantes, o professor de Educação Física José Bandeira.

O passeio, nomeado como ecológico, conta com carro de apoio, para que qualquer imprevisto não atrapalhe a essência da pedalada, que é planejada com um ano de antecedência. “Nossa turma participa anualmente de várias festas e a cada ano adquirimos mais experiência”, informa Bandeira.

O grupo de ciclismo Amigos do Pedal, também de Canavieiras, promove anualmente a “Ciclorromaria” rumo a festa de Nossa Senhora de Nossa Senhora da Ajuda. A viagem é uma tradição de mais de 10 anos e o grupo conta com a participação de cerca de 15 ciclistas que pedalaram ida/volta, passando por Belmonte, Mogiquiçaba, Guaiú, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz de Cabrália, Coroa Vermelha e Porto Seguro.