Estudantes aprendem sobre preservação ambiental em visita ao Morro de Pernambuco

Professor Erlon fala sobre a importancia da separação de materiais durante o descarte
Secom

A Fundação Livre do Mar e da Mata (Maramata) - órgão vinculado à Prefeitura de Ilhéus e localizado no bairro Nova Brasília, realizou, nesta semana, nova edição do Projeto Morro de Pernambuco, que contou com participação de estudantes do Colégio Estadual Moysés Bohana.  A iniciativa, que foi criada em 2004 pelos professores Edmundo Xavier e Erlon Costa, tem como um de seus objetivos conhecer e valorizar o patrimônio natural da região.

De acordo com o presidente da Maramata, Frederico Andrade, a Fundação, nesta etapa do projeto, atuou na orientação sobre agronomia, plantio de mudas, cuidados com o solo, formação de rochas e erosão. Isso, com o intuito de demonstrar a importância do manejo dos terrenos e da preservação do meio ambiente para uma produção agrícola de qualidade.

Os estudantes realizaram visita guiada ao Morro de Pernambuco, onde puderam observar a situação ambiental do local e plantaram mudas de árvores. O professor Erlon Costa, idealizador do projeto e que acompanhou a turma, salienta que é importante a teoria aliada à prática. Por isso, “o objetivo é mostrar que a gente precisa deixar uma contribuição para o nosso espaço e que isso não se encerra na sala de aula”.

A estudante do Colégio Moisés Bohana, Janiele Araújo, contou que foi “uma experiência nova”, já que permitiu ver na prática aquilo que se estuda em sala de aula. Neste ano, o projeto foi aberto em maio e será retomado em agosto, agregando alunos de colégios públicos e privados do município. Os próximos serão os da Escola Municipal do Pontal, na zona sul. As orientações são dadas também por universitários de cursos como Agronomia e contam com apoio da Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus.