Recomeçam obras de urbanização e turismo

Ponte e criatório de robalos na Passarela do Robalo
Ascom/Walmir Rosário

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, vistoriou as obras do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, que compreendem a Passarela do Robalo e o Caminho da Fé. Outra obra que está sendo retomada é a 1ª Etapa da Urbanização da Orla de Canavieiras - abrangendo as avenidas Beira-mar e Tucunaré - que está em fase de transferência de pessoal para o reinício dos trabalhos.

As obras se encontravam paralisadas em função do contingenciamento de recursos pelo Governo Federal. Agora, com as gestões realizadas pelo prefeito Almir Melo e o deputado federal Lúcio Vieira Lima (autor das Emendas ao Orçamento da União), junto ao Ministério do Turismo, as medições que se encontravam aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) foram liberadas e as obras retomam ao andamento normal.

Acompanhado pelo Secretário Municipal da Administração, Antônio Amorim Tolentino, e do diretor de Projetos, Roger Benicá, o prefeito Almir Melo verificou o andamento das obras, cuja previsão é que sejam concluídas até o final do ano. “Esperamos que agora o Governo Federal mantenha o fluxo de repasse dos pagamentos dentro da normalidade para que possamos finalizar todas essas obras”, ressaltou.

Dentre os serviços que estão sendo executados estão a colocação de material (terra) para o leito das passarelas do Caminho da Fé, da Passarela do Robalo e a escavação dos tanques que se destinarão a criar tilápias. Para isso, a Prefeitura de Canavieiras firmou termo de cooperação com a Bahia Pesca, que fornecerá os alevinos.

Explica o prefeito de Canavieiras, que os tanques terão como finalidade produzir os peixes para serem distribuídos à população em condição de risco e vulnerabilidade social, por ocasião da Semana Santa. “Atualmente a prefeitura adquire peixes junto ao mercado para distribuir, conforme a tradição cristã, e a partir do próximo ano poderá usar o pescado dessa área”, informa Almir Melo.

Consta, ainda, do projeto do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, a implantação de cerca de 10 pequenos lagos, com vistas à urbanização da área. “Além da contemplação, nesses lagos, sempre que os peixes estiverem prontos para o consumo, também deveremos liberar a pesca aos domingos, como esporte para as pessoas gostam deste tipo de lazer”, diz o prefeito.

Além dos tanques onde serão criadas as tilápias, o projeto da Passarela do robalo também prevê a construção de um berçário para a criação de robalos, peixe símbolo de Canavieiras. Explica o prefeito, que como a Passarela se encontra às margens do Rio Pardo e do mangue, berçário natural do robalo, nada melhor do que implantar um projeto de preservação da espécie.

No local onde está sendo implantado o projeto de criação dos robalos será construída uma ponte e uma eclusa para manter o fluxo da água nas condições ideais para o criatório. Em toda a área do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães o paisagismo conta com o plantio de eucaliptos e palmeiras imperiais, sempre ladeando as passarelas do Caminho da Fé e da Passarela do Robalo.