Escolas e creches equipadas para o retorno às aulas

Equipamentos vão melhorar condições de funcionamento nas escolas
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Como resultado de amplo planejamento, no sentido de dotar as escolas da sede, zona rural e creches de todas as condições, humanas, físicas e materiais para o retorno às aulas – que aconteceu nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Canavieiras por meio da Secretaria de Educação, distribuiu novos equipamentos nas unidades de ensino da rede municipal As aquisições incluem fogões industriais, freezers, refrigeradores, estantes, móveis e eletrodomésticos que irão facilitar o funcionamento dos estabelecimentos.

Foram beneficiadas as escolas Benício Machado, Lions Clube, Frei Sampaio, Liana Belém, Antônio Carlos Magalhães, Rotary Clube, Osmário Batista, Frederico Minervino, Isbela Freire, Paulo Freire (sede), Noécia Vidal Cavalcante. Também receberam novos móveis e eletrodomésticos as escolas da zona rural Paulo Freire (anexo Pimenteiras) e Regina Célia (Poxim), além das creches São Boaventura, Vovó Cabocla e Comunitária São Boaventura.

Segundo a Secretária de Educação, Emília Augusto, foi feito um levantamento de informações em todas as escolas da rede para verificar as necessidades de cada instituição. “Constatamos o que precisava e fizemos a solicitação ao prefeito Almir Melo, no que prontamente fomos atendidos. Não se trata de benefício de programa federal, os recursos são do município para atender uma das prioridades da atual gestão, que é a educação”, disse a secretária.

Ao receber um freezer, refrigerador e liquidificador industrial, a diretora da Escola Paulo Freira, Roseli Xavier, agradeceu o empenho da gestão com as questões relacionadas à educação. “Sabemos que são muitas as demandas, mas nós que estamos à frente das escolas percebemos o tratamento que é dado a cada unidade de ensino. O prefeito Almir Melo tem feito um grande trabalho pela educação do nosso município.”, frisou a diretora.

Outra unidade de ensino beneficiada foi o Colégio Municipal Osmário Batista (Cmob), que este ano voltou à administração da Prefeitura de Canavieiras, através de convênio firmado entre o Município e o Governo do Estado da Bahia. O colégio recebeu freezer, armário de aço, fogão industrial e liquidificador industrial para atender os 786 alunos, que estudam nos dois turnos (matutino e vespertino), do 6º ao 9º ano, além das quatro turmas do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No interior, foi destinado recebeu um fogão industrial para a Escola Regina Célia (Poxim)  e um armário e uma estante de aço para o anexo do Paulo Freire (Pimenteiras). Atualmente, a Escola Municipal Regina Célia Matos, oferece a pré-escola I e II e o Ensino Fundamental I – do primeiro ao quinto ano – e Fundamental II – do sexto ao nono ano – num total de 232 alunos, nos turnos matutino e vespertino. O anexo do Paulo Freire, com 110 alunos, funciona com o Ensino Fundamental I, desde a Pré-Escola até o 5º ano, nos turnos matutino e vespertino.

O prefeito Almir Melo, afirma que sua gestão está empenhada para que todas as ações planejadas para a educação canavieirense sejam executadas. “O aluno que estuda em uma escola com uma estrutura adequada, com salas de aula bem equipadas, ambiente limpo e bem cuidado, tem mais estímulo para permanecer na escola. Assumimos um compromisso com a educação, que é uma das prioridades do Governo da Reconstrução, e como todos os outros compromissos, estamos cumprindo”, finalizou o prefeito Almir Melo.