Encerradas homenagens ao padroeiro São Boaventura

Missa de encerramento em homenagem a São Boaventura
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Uma Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula (às 10 horas) e concelebrada pelo pároco Padre Euvaldo Santana e diversos padres de cidades vizinha deu início às festividades do dia dedicado a São Boaventura, padroeiro de Canavieiras. Pela manhã (6 horas), alvorada com repicar de sinos, hino do Padroeiro e queima de fogos; à tarde (16 horas), Momento Devocional, seguido de Procissão pelas principais ruas da cidade (17 horas) e Benção do Santíssimo Sacramento.

Pela terceira vez consecutiva, o vice-governador da Bahia, João Leão, participa, ao lado do prefeito de Canavieiras, Almir Melo, da Missa Solene em homenagem de São Boaventura. Na quarta-feira (13), os noiteiros foram o Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e que teve como tema específico “Ao servir com amor contemplamos a face de Cristo misericordioso”. A missa foi celebrada pelo Padre Manoel Carlos, da Paróquia Santo Antônio, de Itororó.

Para o vice-governador João Leão, os católicos de Canavieiras deram uma demonstração especial de fé e religiosidade ao seu Padroeiro, São Boaventura, o que lhe despertou o sentimento de gratidão. “Desde que fui convidado pelo prefeito Almir Melo, faço questão de participar desta bonita festa, onde está expresso no rosto de cada um o carinho que têm pelo santo de sua devoção”, explicou João Leão.

O prefeito Almir Melo fez um agradecimento especial ao Padre Euvaldo Santana, que ele considera um grande missionário da Igreja, por organizar os festejos de São Boaventura com todo o brilho que merece. Ele também agradeceu ao Bispo Dom Ceslau Stanula, pelo apoio e distinção que dispensa à Paróquia de Canavieiras, prestigiando todos os grande eventos religiosos celebrados na cidade.

Durante o sermão, Dom Ceslau Stanula ressaltou as qualidade de São Boaventura, um frade franciscano que se dedicou à teologia e filosofia, mudando a mentalidade dos filósofos pagãos, aproximando a ciência de Deus e das coisas materiais, em especial através do livro “Itinerário da Mente para Deus”. “Através da vida pobre de franciscano ele ensinou e semeou a caridade a todos, mostrando que Deus é misericórdia”, exaltou.

Segundo Dom Ceslau, a instituição do “Ano da Misericórdia” proclamado pelo Papa Francisco, traduz bem o pensamento, obras e ações de São Boaventura, principalmente no mundo atual onde campeia a violência (inclusive contra os critãos) e a corrupção. “Trata-de de um momento atual, a começar pela Igreja pedindo perdão e demonstrando a disposição de ampliar a convivência e o relacionamento com o homem”, disse.

 

No entender de Dom Ceslau Stanula, o Ano da Misericórdia também é uma reflexão sobre o momento em que vive o Brasil, atravessando um “terremoto político” e que já dá indícios que sairá da crise. O Bispo classificou como de grande importância o período eleitoral que se avizinha, principalmente por ser de eleições municipais, onde serão eleitos prefeitos e vereadores, políticos que estão mais perto do povo. Eles têm o dever de aplicar a misericórdia de Deus”, conclamou.

Ao saudar os presentes à Missa Solene, o Padre Euvaldo, pároco de Canavieiras, fez uma saudação especial aos visitantes que comparecem todos os anos para festejar o seu padroeiro. “Sei que essa é uma ótima oportunidade para que venham visitar seus familiares e os amigos que construíram durante toda a vida. Também agradeço aos padres de todas as paróquias que vêm nos auxiliar nesta missão e, em especial ao Senhor Bispo, que devota atenção especial a São Boaventura e Canavieiras”, agradeceu Padre Euvaldo.