Embasa promove ações pelo Dia do Meio Ambiente no sul do estado

Escolas foram visitadas e palestras alertaram para a necessidade de preservação
Ascom

As atividades promovidas pela Embasa no sul do estado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, começaram na localidade de Travessão, um pequeno distrito do município de Ibirapitanga, na última terça-feira, 31 de maio. Este ano, a Semana do Meio Ambiente tem como tema “Cultive bons hábitos. Preserve a vida”, abordado numa palestra interativa com uma turma de 60 estudantes, entre 10 a 12 anos, do Colégio Municipal Paulo Magalhães.        

A assistente social Thaíse Dias, da Unidade Regional de Itabuna (USI) da Embasa, destacou, com a exibição de vídeos e jogo de perguntas e respostas a importância da água tratada e a necessidade de preservação da natureza para a sobrevivência humana. No final, os alunos com maior número de acertos receberam brindes institucionais. Em Itaju do Colônia, já no dia 1 de junho (quarta-feira), a palestra incluiu também o sistema de esgotamento sanitário e uma demonstração de tratamento da água por meio de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) piloto, conduzida pela gerente do Escritório Local da Embasa, Mateus Correia.

Itaju do Colônia tem cobertura total de distribuição de água tratada e quase 100% de tratamento de esgoto. A atividade reuniu 81estudantes, na faixa de 15 a 17 anos, do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda. Na quinta-feira (2 de junho), as atividades contemplaram 101 adolescentes da Escola Deputado Fábio Souto, em São João do Paraíso, distrito do município de Mascote, feita pelo gerente do Escritório Local da Emabasa, Jadson de Souza. A assistente social Thaíse Dias ressalta que todas as palestras abordam de forma transversal os benefícios da água tratada e do serviço de esgotamento sanitário, além de detalhar os processos e enfatizar a atuação da Embasa nos municípios baianos.

As atividades incluíram ainda o cuidado com as matas ciliares, que são elementos essenciais na preservação dos mananciais. Segundo Dias, esse aspecto adquire ainda maior importância “num momento em que a região passa por uma crise hídrica”. O trabalho de educação ambiental visa, inclusive, ao atendimento de condicionantes ambientais para as operações de água e esgotamento sanitário.

“Elencar exemplos de como os bons hábitos ajudam na preservação do meio ambiente e a responsabilidade todos ajuda muito nesse processo”, acentua Dias. As atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Embasa no sul do estado continuam nesta segunda-feira (6) em Igrapiúna, onde os alunos da Escola Fenelon Ramos Pinto terão uma aula de campo no ponto de captação de água bruta e depois uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA). Em Itaju do Colônia, na terça-feira (7), os estudantes do Colégio Cordeiro de Miranda visitação da ETA e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. E na quinta-feira (9), a ETA de São José da Vitória será visitada por duas turmas da Escola Rotary de Buerarema.