Ilhéus perdeu o protagonismo regional, critica Carmelita ao lançar o PGP

Carmelita Ângela
Divulgação

Pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores, a professora Carmelita Ângela disse hoje que Ilhéus perdeu, nas últimas décadas, o protagonismo regional. “Administrações desastrosas transformaram Ilhéus na cidade do já teve e do já foi”, afirmou para militantes e político que fazem oposição ao prefeito Jabes Ribeiro. A professora lançou hoje pela manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, o seu Programa de Governo Participativo (PGP), propondo ao eleitorado alternativas de retomada de desenvolvimento.

Na educação, segundo a professora, o município está perdendo alunos para Uruçuca e outros municípios próximos. Lembrou que há anos não se constrói uma creche em Ilhéus e criticou o fato do município não apresentar um projeto urbanístico e de mobilidade urbana moderno e eficaz. “Estamos com a zona rural abandonada. Os nossos jovens não dispõem de políticas públicas que valorizem a cultura e o lazer”, criticou. Para o servidor público também mandou um recado. “Não podemos penalizar o servidor. Temos que criar um modelo de gestão pública que o valorize”, disse.

O evento contou com a presença do presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação; do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; do deputado federal licenciado, Josias Gomes; dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, dentre outros. Entre os pré-candidatos a prefeito, presenças de Dimitri Andrade (PPL) e Bebeto Galvão (PSB). Este é o primeiro lançamento de candidatura que não há representação da base governista ao evento, apesar da aliança estadual entre o PT e o PP. A deputada Ângela Sousa (PSD), que faz parte da base de oposição a Jabes Ribeiro, esteve rapidamente na Câmara mas não foi ao plenário prestigiar a solenidade.

Para Bebeto Galvão é fundamentalmente importante que o próximo prefeito de Ilhéus debata sobre a atual dívida da cidade e encontre quem é o principal criador dela. Denunciou a falta de insumos e de infraestrutura nos postos de saúde e disse estar indgnado com o abandono das escolas públicas municipais. “O prefeito não tem respeito nem mesmo à escola que leva o seu nome, que está abandonada e no meio do mato”, sentenciou.

Para Bebeto, a construção da unidade dos partidos que fazem oposição ao prefeito Jabes Ribeiro é de fundamental importância para o que considera “o momento de pensar na reconstrução de Ilhéus”.