Autoridades de Ilhéus investigam ´derrame´ de novos moradores de rua na cidade

Muitos ocupam marquizes e barracos na principal orla da cidade
Arquivo/Secom/Roberto Santos

Em primeira mão. Autoridades de Ilhéus investigam um possível "derrame" de moradores de rua no município, todos originalmente chegados da região extremo sul da Bahia. Nos últimos dias, passou a chamar a atenção de dirigentes da Secretaria de Assistência Social o crescimento de pessoas que procuram a Casa de Acolhimento do município. "A grande maioria vinda de uma mesma região do estado e isso é, de fato, muito estranho", revela uma fonte.

O Jornal Bahia Online apurou que, em média, subiu para 30 o número de novos moradores a pedir ajuda na Casa de Acolhimento, todos os dias. As primeiras informações são de que chegaram a Ilhéus no último final de semana, vindos da Costa do Descobrimento. As autoridades investigam se a retirada destas pessoas, a maioria delas de uma importante cidade turística da região, estaria relacionada à solenidade de revezamento da Tocha.

A apuração já identificou, pelo menos, uma grande pista que caracteriza o "derrame de humanos em outras regiões do estado". Dois ônibus clandestinos foram interceptados entre Ilhéus e Porto Seguro, por agentes da Polícia Rodoviária, no último final de semana e foram obrigados a retornar do meio do caminho. Eles transportavam pessoas simples, quase sem bagagem e, muito provavelmente, com destino definido: as ruas de Ilhéus.