Conclusão do Hospital do Cacau será antecipada; chineses assumirão Fiol e Porto

Rui concede entrevista ao JBO
Wilson Oliveira

Ainda este mês, representantes de um grupo econômico da China visitarão Ilhéus para conhecer de perto a execução dos projetos da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e Porto Sul. O grupo será o novo sócio da Bahia Mineração (Bamin) para a execução do trecho Caetité-Ilhéus, da Fiol, e da construção do novo porto. O mesmo grupo também demonstrou interesse na construção do novo aeroporto de Ilhéus. O anúncio foi feito, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online pelo governador Rui Costa, que visitou o sul da Bahia neste sábado (02). Ele esteve em Itaju do Colônia para visitar as obras de construção da barragem sobre o rio Colônia e disse que estas novas possibilidades são fruto de sua recente viagem à China onde foi em busca de novas parcerias para a Bahia.

Rui também anunciou que, pelo ritmo intenso das obras do Hospital do Cacau, a conclusão do empreendimento deverá ser antecipada. Anunciou que, nos próximos dias voltará à região para assinar a ordem de serviço para a construção da nova ponte Ilheus-Pontal e disse que o saneamento básico da zona sul de Ilhéus depende apenas de um “de acordo” entre a Caixa e o BNDES, já que os recursos para esta obra já estão garantidos. O governador também informou que cobrou esta semana ao Ministro dos Transportes a relicitação da duplicação da rodovia Jorge Amado e disse que todas as obras anunciadas não representam ações isoladas e fazem parte de uma estratégia articulada de desenvolvimento para a região cacaueira.

“Sei que para muitos da região há o sentimento de que se tratam de obras virtuais. Mas quero dizer que estamos materializando todas elas”, disse o governador. Ele lembrou que na campanha prometeu ter um olhar diferenciado para o sul da Bahia. “Para mim é meta, é retomar a autoestima e desenvolvimento regional. Prometi isso na campanha. Vou afzer”, afirmou.