Vereadores articulam troca de partido pensando na eleição em outubro

Gil Gomes, um dos mais cortejados pelas siglas
Arquivo

A imagem desgastada da Câmara Municipal de Ilhéus tem reflexo direto nas dificuldades que os vereadores enfrentarão para se reeleger. Se não há tempo hábil para melhorar o coletivo, há, pelo menos, a chance de, individualmente, se buscar caminhos alternativos para garantir o retorno ao legislativo e mais um novo mandato. A "dança das legendas" aqueceu nos últimos dias. Há um motivo natural para isso: está aberta a temporada de troca de partidos, cujo prazo final dia 30 de março, quando a Justiça Eleitoral encerra o período para novas escolhas partidárias. Na Câmara de Ilhéus, pouco se fala sobre isso publicamente. Mas nos gabinetes, à portas fechadas, vereadores articulam a sobrevivência política, pensando no que pode vir a acontecer em outubro próximo, mês de novas eleições municipais.

Uma fonte ouvida pelo Jornal Bahia Online revela que poucos vereadores hoje com assento no Palácio Teodolino Ferreira permanecerão nos partidos pelo qual foram eleitos em 2012. "Ideologia vai pro lixo", ironizou. O troca-troca começa pelo presidente da Casa, Tarciso Paixão. Ele trocará o Solidariedade pelo PPS, levando consigo Walmir de Inema. Se o atual prefeito Jabes Ribeiro for candidato à reeleição, os dois disputarão vagas no Legislativo. Mas há uma outra hipótese. O PPS fechou internamente que se houver qualquer outro candidato que não seja Jabes, a sigla terá candidatura própria a prefeito. Walmir será o nome. O martelo já foi batido.

No PT, Dero Farias permanece na sigla e Alisson Mendonça irá mesmo para o PSB. Outro que também deverá ir para o partido comandado por Bebeto Galvão é Lukas Paiva. O PP de Jabes Ribeiro, que já perdeu Alzimário Belmonte, o "Gurita", também perderá o suplente no exercício do mandato, Gil Gomes. Gurita acerta detalhes com o PSC. Gil, talvez por ter assumido o cargo há pouco tempo e não ter absorvido o desgaste de quem está lá por mais de três anos, é um dos mais cortejados pelas siglas. No entanto deve optar entre o PSC ou o PV. Para o PP de Jabes, comenta-se a ida do médico Aldemir Almeida, que deixará o PSB e nomes fortes de ex-vereadores, a exemplo de Dinho Gás e Zé Neguinho. Rafael Benevides, filho do secretário Cézar Benevides, permanece no PP.

Raimundo do Basílio deve deixar o PMDB e seguir de mala e cuia para o PSDB. James Costa gostaria de ficar no PMN mas teme que o partido fique isolado e namora, também, com o PSDB. Com a mesma preocupação, Gilmar Sodré também deve deixar o PMN para abrigar na estação PP. Além de Gurita, que não irá tentar (pelo menos por enquanto é o que diz) uma nova reeleição, especula-se nos corredores da Câmara que o médico Roland Lavigne também não tente mais um mandato, atendendo a um pedido da família.