Vane fala em 2016 transparente e austero com unidade dos partidos da base

Prefeito de Itabuna durante encontro com a base
Ascom/Lucas França

Ao participar de um encontro político com secretários municipais, vereadores e representantes de partidos da base aliada, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reafirmou sua determinação de continuar comandando um governo voltado aos princípios da austeridade e da transparência administrativa. Na oportunidade Vane cobrou a unidade e o fortalecimento do seu grupo político visando às eleições municipais de 2016.

Vane lembrou que Itabuna, finalmente, voltou a ocupar espaços positivos no cenário nacional acabando com um longo período de notícias ruins que envergonhavam a cidade e a sua gente. Citou como exemplos o fato de o Hospital de Base ter suas contas aprovadas depois de 16 anos e a administração municipal reconquistar a aprovação de suas contas junto ao TCM, após 12 anos, contando ainda com o reconhecimento da respeitada e independente Controladoria Geral da União (CGU).

Itabuna foi eleita pela CGU como o município mais transparente da Bahia, ou seja, aquele que melhor presta contas do dinheiro que arrecada e a forma como aplica cada centavo em obras e investimentos públicos. Outro reconhecimento destacado Vane partiu da empresa de auditoria Austin Rating, que posicionou Itabuna entre as melhores cidades do Brasil para morar e para fazer bons negócios.

Por conta deste reconhecimento a cidade ganhou destaque e foi premiada pela Revista Isto É. “Mudamos a história da cidade apresentando um novo modelo de gestão, democrático e participativo, priorizando obras de acordo com o interesse dos cidadãos e não de quem comanda a Prefeitura”, disse o prefeito.

Também como reflexo da austeridade administrativa e da forma correta na aplicação de recursos públicos, o município foi contemplado com mais de R$ 300 milhões em recursos federais, com grande parte sendo aplicada em obras de saneamento básico em oito bairros da zona oeste e na execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais.

 

As ruas centrais e as principais avenidas da cidade receberam 30 mil toneladas de asfalto, sinalização de transito horizontal e vertical, pintura de meios-fios, iluminação pública e ciclovias.  Itabuna também avançou em programas de mobilidade urbana e melhorou sua relação com fornecedores e parceiros no serviço público.

Programas de inclusão social – através do esporte, com 10 mil jovens; e das artes, com mais 12 mil jovens e adolescentes – contribuíram para a substancial queda nos índices de violência na cidade, ação reconhecida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Para Vane, apesar da crise nacional com fortes reflexos na economia da cidade, Itabuna pode sonhar com novos investimentos em 2016. Ele destaca, como obras prioritárias, a construção do Shopping Popular, para abrigar ambulantes e ações de empreendedorismo; e a construção de um Parque da Cidade, uma área verde projetada para práticas esportivas e lazer, melhorando a qualidade de vida da população.

“Organizamos a casa e não podemos permitir o retorno do atraso. Itabuna precisa continuar a caminhar para frente”, reforçou o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior. Para o presidente da Câmara, vereador Aldenes Meira, é preciso que a sociedade relembre que “os opositores que se acham hoje na condição de paladinos da moralidade foram os que mais deram prejuízos à cidade”.

 

Presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Roberto José da Silva comemora os avanços dos últimos três anos na gestão municipal e destaca o fato de a cidade estar mais iluminada, mais limpa e mais democrática, permitindo acesso de jovens da periferia às artes, à cultura e às atividades esportivas.

Já o deputado federal Davidson Magalhães também criticou – e ironizou – a oposição ao prefeito Vane, definindo-a como “um baú velho que se imagina conter grandes novidades”. Destacou a importância de Itabuna ter retomado o ciclo de atividades culturais e de ver o prefeito conduzir os destinos da cidade de forma republicana e séria.

 

“A cidade precisa ter a consciência de que é importante aproveitar o apoio do governador Rui Costa e da presidente Dilma à frente dos destinos da Bahia e do Brasil para avançar ainda mais e não deixar que as aves de rapina retornem. É preciso muita atenção nisso”, alertou. 

O encontro organizado pelo prefeito Claudevane Leite contou com a presença de representantes do PRB, PCdoB, PSD, PP, PPS, PEN e Pros.  “Estamos trabalhando para aumentar ainda mais esta base política, fato que será positivo para Itabuna e para todos os itabunenses. A grande maioria não quer ver o retrocesso para a cidade e as más notícias para a sua gente”, destacou Vane.