Por dia, cerca de 8.500 veículos poderão trafegar pela nova ponte; se ela sair

Obra gera expectativa de toda uma cidade
Secom/Roberto Santos

Ao considerar que a construção da nova ponte que vai interligar o centro de Ilhéus à zona sul do município é considerada um sonho alentado por vários anos pela população, o prefeito Jabes Ribeiro disse que é um grande investimento na área de mobilidade urbana, com recursos de quase R$ 200 milhões. “É uma obra esperada por muitos anos e inclusive até anunciada por alguns, mas só agora está sendo cumprida pelo governador Jaques Wagner. E já é uma realidade. Com certeza, ela irá melhorar a mobilidade do município”, afirmou.

Com cerca de 497 metros de extensão, a primeira ponte estaiada da Bahia pretende atender a uma antiga demanda de moradores e turistas. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), responsável pela execução da obra, o prazo para a conclusão é de dois anos. A previsão é que vão trafegar por dia, pela nova ponte, cerca de 8.500 veículos. Atualmente, a única ligação entre o bairro de Pontal e o centro da cidade é a ponte Lomanto Júnior, local de permanentes congestionamentos.

A execução dos serviços de cravação da primeira camisa metálica em tubo de aço marcou o início da construção do equipamento, no ultimo dia 29 de maio. Segundo José Ubaldo de Brito, especialista em Obras Públicas do Derba, a estrutura é enterrada no solo para posterior instalação das armaduras de concreto. De acordo com o técnico, este tipo de construção foi escolhido pela possibilidade do vão livre, sem pilares, que permite ainda o tráfego de navios.

Conforme o projeto serão implantados dois vãos laterais de 42 metros cada, totalizando 308 metros e um vão central de 182 metros. A estrutura conta com quatro vias para veículos, uma para pedestres e outra para ciclistas. A obra prevê também a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da rodovia BA-001 está sendo edificada pela empresa Constran.