5 mil jovens baianas já engravidaram até março deste ano

Estado registra mais de 40 mil casos de gravidez em adolescente por ano
Arquivo/Google

Nos últimos anos a quantidade de adolescentes grávidas caiu na Bahia, segundo dados da Secretária de Saúde do Estado (Sesab). Ainda assim, esses números são altos. Em 2010 foram 45 mil 401 jovens grávidas, já no ano passado o número chegou a 42 mil 472.

Até março desde ano, 5.400 adolescentes da Bahia já ficaram grávidas. Deste total, 5.109 das meninas têm entre 15 e 19 anos. As outras 324, estão na faixa etária de 10 a 14 anos.

O risco de morte materna relacionada com a gravidez e o parto em adolescentes entre os 15 e os 19 anos de idade representa cerca de 70 mil óbitos por ano no Brasil. Nas adolescentes com menos de 15 anos de idade, esses riscos são consideravelmente mais elevados. Elas têm mais probabilidades de morrer no parto do que as mulheres que se encontram na casa dos vinte anos.

A hipótese de o parto ser difícil e perigoso é maior numa adolescente do que numa mulher adulta e o resultado disso é que os bebês nascidos de mães muito jovens são mais propensos a morrer antes de completarem um ano de idade.

Os adolescentes devem ter informações sobre a saúde reprodutiva e serviços de planejamento familiar que sejam acessíveis aos adolescentes e orientados no sentido de os ajudar a desenvolver as suas habilidades para tomar decisões para uma vida saudável e responsável.

É necessário que se criem canais especializados para que o apoio chegue ao adolescente, em particular às adolescentes grávidas. Esse apoio pode incluir aconselhamento, contraceptivos e serviços de cuidados pré e pós-natais. As adolescentes grávidas requerem uma atenção especial e mais frequentes idas às consult
as.